Estévia: boa para a saúde e benéfica para o planeta?
Optar por alimentos mais saudáveis está sendo a escolha mais popular entre as pessoas, contudo será que esta decisão está sendo benéfica para o planeta?
As pessoas estão buscando alternativas mais saudáveis para incluir em suas dietas diariamente. Um exemplo disso é a estévia, que atua como uma opção de açúcar, prescrita e recomendada por vários profissionais da saúde. O que você não sabia é que estudos da Universidade de Surrey descobriram que esse adoçante, quando está no processo de fabricação, produz 10% das emissões de gases de efeito estufa. Veja detalhes.
Alimentos saudáveis são bons tanto para a saúde quanto para o planeta
Veja abaixo tudo sobre o adoçante estévia:
Há pesquisas sobre segurança. Sobre sustentabilidade? Não.
Ao optar por alternativas mais saudáveis, a grande parte das pessoas recorre aos adoçantes artificiais. Alguns são naturais, outros químicos. Aqueles que são químicos têm cessulfame de potássio, neotame, sacarina, sucralose e aspartame. Os glicosídeos de esteviol são naturais e extraídos das folhas da planta Stevia rebaudiana e do esmagamento de Siraitia grosvenorii.
Para serem aprovados para o uso humano, são feitas várias avaliações sobre carcinogenicidade e toxicidade. Apesar disso, as questões relacionadas à sustentabilidade segue sendo pouco estudadas.
Será que os adoçantes à base de estévia são mais ecológicos?
Um estudo liderado pelo Dr. James Suckling, pesquisador da Universidade de Surrey, foi feito para avaliar o ciclo de vida na produção de um glicosídeo de esteviol.
Foram utilizados dados primários de uma cadeia de suprimentos para o caso. Em todos os resultados, foi levado em consideração o impacto do método ReCiPe 2016 (H). O principal foco foi o potencial para aquecimento global, eutrofização da água doce, consumo de água e uso da terra.
Afinal, quais foram as conclusões dos pesquisadores?
Eles descobriram que o impacto ambiental da produção de glicosídeos de esteviol das categorias ReCiPe 2016 é menor quando comparado ao açúcar. Eles são responsáveis por, apenas, 10% das emissões de gases de efeito estufa.
Segundo Suckling, os hábitos para o uso de glicosídeos de esteviol e produtos naturais similares pode ser uma boa escolha quando se diz respeito à saúde do nosso planeta.
Comentários estão fechados.