Estudo afirma que aulas antes das 9h da manhã prejudicam o desempenho
Talvez muitos estudantes possam ter questionado o fato de acordar cedo e ir estudar, e respostas do caso podem ser desafiadoras.
É comum ver estudantes questionando a grade de horários da faculdade ou da escola. Por esse motivo, especialistas resolveram investigar se o horário interfere na produtividade dos estudos.
Uma pesquisa analisou os horários de início das aulas e a frequência dos alunos e o resultado foi inesperado. Foi comprovado que as aulas que começam antes das 9h têm baixo desempenho e prejudicam o sono dos alunos, levando-os a uma decadência na frequência escolar. A queda do desempenho não acontece nas instituições que iniciam as aulas após as 9h.
Aula antes das 9h prejudica o aluno
A publicação do estudo aconteceu em Singapura, quando a análise da Nature Human Behavior e outras instituições chegaram à conclusão de que as aulas nas universidades precisam começar após as 8h, pois o estudante pode apresentar queda no rendimento.
A pesquisa constatou que as aulas no período das 7h às 16h têm 10% a menos da presença dos alunos que participam do período matutino. O estudo também revelou que os estudantes tendem a acordar após o horário inicial da aula, fazendo com que não consigam acompanhar o conteúdo desde o início.
Testes
Foram realizados três experimentos até que a comprovação fosse efetiva: o primeiro teste contou com o a avaliação do sinal do wi-fi da universidade. Foram mais de 20 mil acessos distribuídos para 337 cursos que estavam no campus naquele momento.
As conexões das aulas antes das 8h foram 10% inferiores comparadas às conexões das aulas após as 9h. A primeira avaliação, como especialistas orientaram, tem parte de quase 100% dos casos.
O segundo e o terceiro teste foram similares, contando com a pesquisa de campo dos especialistas que avaliaram a frequência nas aulas: os alunos não compareceram porque estavam dormindo? Foi descoberto que as aulas que iniciavam mais cedo causavam sono nos alunos, pois a qualidade do sono noturno era diminuída em 17%.
Apesar de não constar contraste no desempenho das notas, há relatos de professores que reconhecem a dificuldade de iniciar uma aula durante as primeiras horas da manhã. A interrupção no sono noturno e a exigência de tarefas pela manhã pode prejudicar a frequência e o desempenho do aluno.
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