Estudo aponta que é mais difícil trabalhar com pessoas da geração Z

No levantamento, foram entrevistados 1300 gerentes que apontaram a geração como a mais complicada em termos de convivência profissional.

De acordo com um estudo realizado pela empresa Resume Builder, indivíduos da geração Z são os mais difíceis de lidar no trabalho. Fazem parte da geração Z todas as pessoas que nasceram entre 1995 e 2010.

A pesquisa foi feita com base em entrevistas concedidas por 1300 gerentes de empresas dos mais diversos ramos de atuação. Destes, 74%, ou seja, 3 em cada 4, disseram que é mais difícil lidar com um funcionário da geração Z do que de qualquer outra geração.

Além disso, 12% dos gerentes entrevistados, o que dá 156 gerentes, ao todo, disseram que já tiveram que demitir pessoas da geração Z ainda na primeira semana de trabalho do indivíduo.

Dentre os vários motivos citados pelos gerentes como motivos para as demissões, destacam-se desinteresse pelo trabalho, insubordinação e altos níveis de irritabilidade.

Segundo Stacie Haller, que é consultora de carreira da Resume Builder, além das diferenças geracionais, que são naturais, a pandemia de COVID-19 também contribuiu para os problemas relacionados à convivência profissional.

“Como resultado do COVID-19 e da educação remota, é possível que os GenZers não tenham a base para ter mais sucesso [no trabalho] do que as gerações mais velhas”, disse Haller.

A especialista também afirmou que o trabalho remoto e o Ensino à Distância (EaD) tornaram as pessoas da geração Z mais independentes, dificultando a adaptação ao trabalho presencial.

“Sabemos que, com trabalho e educação remotos, as habilidades de comunicação também não se desenvolvem e as pessoas tendem a trabalhar de forma mais independente. Os gerentes de contratação precisam estar cientes disso ao entrevistar “GenZers” para cargos. Essa geração pode precisar de mais treinamento quando se trata de habilidades profissionais”, pontuou.

Quando perguntado sobre o assunto, o diretor de marketing da empresa de cosméticos Hairbro, Adam Garfield, afirmou que os funcionários da geração Z tendem a ter dificuldades de comunicação, apesar de serem “altamente inovadores e adaptáveis”.

“Embora sejam proficientes no uso de ferramentas de comunicação digital, eles podem não ter algumas das habilidades interpessoais necessárias para interações face a face”, disse ele.

Outro dado curioso do estudo feito pela Resume Builder apontou que a maioria dos gerentes insatisfeitos com o comportamento de funcionários Gen Z preferem trabalhar com indivíduos da geração X, também chamados de Millennials, que nasceram entre 1980 e 1995.

Eles afirmam que profissionais dessa geração, imediatamente anterior à geração Z, têm mais facilidade em se comunicar, à medida que também demonstram a facilidade em aprender coisas novas e se adaptar, observadas na Gen Z.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.