Estudo indica que as pessoas direcionam seu olhar automaticamente para os líderes

Saiba mais sobre o estudo que foi feito em 18 holandeses e as conclusões que foram obtidas.

Você é aquela pessoa que não gosta de ser encarada? De acordo com um estudo publicado no The Leadership Quarterly, as pessoas estão realmente analisando suas habilidades de liderança. Estruturas sociais hierárquicas se desenvolvem naturalmente em ambientes de grupo.

Como resultado, algumas pessoas se tornam líderes, enquanto outras estão mais felizes em suas posições, permitindo que outros assumam a responsabilidade. Confira mais informações sobre o estudo de rastreamento ocular.

Leia mais: Entenda como empresas se destacam investindo em liderança

Características de um líder nato

Abaixo listamos algumas características julgadas como essenciais na posição de um líder e que muitas pessoas têm naturalmente. Confira!

  • Capacidade de influência;
  • Não ter medo de se expor;
  • Excelente capacidade de comunicação;
  • Disposição para ajudar e ouvir;
  • Ter iniciativa, ser proativo;
  • Ser multitarefas;
  • Ser curioso e empático;
  • Assumir responsabilidades;
  • Senso de justiça e foco na solução.

Estudo aplicado

Pesquisas anteriores mostraram que os papéis de liderança foram atribuídos a indivíduos com base em uma variedade de fatores, assumindo que as pessoas podem inferir liderança apenas por assistir algo, sem escutar.

A autora do estudo, Fabiola H. Gerpott, e seus colegas usaram 18 participantes da Holanda para observar clipes curtos de 42 reuniões com a equipe do programa de uma empresa de automóveis.

Os participantes foram convidados a se concentrar nas interações sociais que ocorreram nos vídeos, e os pesquisadores usaram o rastreamento ocular nos participantes. Os vídeos foram baseados em comportamentos não verbais, incluindo movimentos corporais e expressões faciais.

Resultados obtidos no estudo

As descobertas sugerem que a orientação de líderes emergentes também pode acontecer rapidamente e sem pensar muito, segundo os pesquisadores. Esse viés de atenção foi interpretado como um mecanismo evolutivo para detectar o potencial de liderança em outras pessoas (técnica que ajudou os seres humanos no passado a sobreviver).

Além disso, as descobertas sugerem uma ligeira vantagem inicial na orientação reflexiva dos observadores (ou seja, o número de fixações) para líderes masculinos emergentes em relação a líderes femininos emergentes, mas não em termos de envolvimento atencional (ou seja, o comprimento de seu olhar).

Conclusão

Este estudo levou muito tempo para entender se as pessoas podem reconhecer sinais não verbais de liderança. Porém, existem algumas limitações. Em primeiro lugar, a maioria dos líderes emergentes observados era do sexo masculino, tornando difícil determinar se as diferenças de gênero persistirão na ausência de uma divisão de gênero mais uniforme.

Além disso, estudos anteriores sugerem que as pessoas usam a observação dos outros como uma ferramenta revolucionária, sugerindo a possibilidade de que os participantes estivessem observando líderes emergentes no vídeo porque o restante da equipe estava vendo também.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.