Estudo ensina teste simples para determinar a idade muscular de uma pessoa

Truque pode revelar, inclusive, a existência de uma séria condição que afeta os músculos.

O cuidado com a saúde envolve diversas dimensões, especialmente no que se refere ao envelhecimento corporal.

Muitas vezes, não percebemos que hábitos inadequados aceleram esse processo, tornando nosso corpo mais suscetível a características de envelhecimento prematuro.

A boa notícia é que existe um método fácil para determinar a “verdadeira idade” do seu organismo. Ao descobrir essa informação, é possível adotar atitudes preventivas e cuidar melhor da saúde para retardar os sinais do tempo.

O que o envelhecimento causa no corpo?

O envelhecimento corporal afeta diversas funções do organismo. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos investigou 40 pessoas com mais de 50 anos. O estudo avaliou aspectos como a força muscular e o equilíbrio.

O resultado mostrou que, enquanto a marcha permanecia praticamente inalterada com o aumento da idade, o equilíbrio e a força muscular sofriam impactos significativos.

Com o passar dos anos, a capacidade de manter-se equilibrado sobre uma perna, por exemplo, diminuiu significativamente. Esse teste tem sido considerado definitivo para determinar a saúde muscular das pessoas.

Imagem: Freepik/reprodução

Resultados obtidos pelo estudo

Ao avaliar a capacidade de alguns indivíduos de permanecer equilibrados sobre uma das pernas, o estudo trouxe estimativas interessantes:

Posição Tempo médio (segundos)
Lado não dominante 2,2
Lado dominante 1,7

Além disso, foi observado que a oscilação postural aumenta 6,3% por década com os olhos abertos e 10,4% com eles fechados. Esses dados fornecem evidências importantes sobre o impacto do envelhecimento no equilíbrio.

O que esse teste quer dizer na prática?

O teste de equilíbrio sobre uma perna é um indicativo valioso da saúde corporal. A dificuldade em manter-se nessa posição por um tempo razoável pode apontar para a necessidade de integrar exercícios físicos à rotina.

A sarcopenia, ou perda de massa muscular, é um fator relevante no envelhecimento e pode determinar o desempenho nesse teste. Ela é mais frequente em idosos e pode aumentar o risco de quedas.

Entre 60 e 70 anos, estima-se que 5 a 13% das pessoas sofram dessa condição. Isso serve como um alerta de que observar atentamente a saúde muscular é vital para um envelhecimento mais saudável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.