Deslizamento de terra de 500 anos atrás pode causar tsunamis
Cientista encontrou evidências de um deslizamento na região do Mar Vermelho que pode ter consequências devastadoras nos dias atuais.
Um deslizamento de terra subaquático ocorrido há 500 anos na região do Mar Vermelho causou ondas de até 10 metros na época. Nesse sentido, um cientista descobriu recentemente uma instabilidade geológica na localidade, o que acendeu o alerta para futuros tsunamis que podem atingir países como o Egito e a Arábia Saudita.
Leia mais: Hacker’s invadem sites do governo russo
Estudo indica alerta para futuros tsunamis
O estudo foi organizado pela Universidade de Miami, e o cientista Sam Purkis, presidente do Departamento de Geociências Marinhas da Universidade, passou quatro semanas a bordo de um navio de pesquisa na região.
A descoberta da instabilidade
Purkis estava subindo de um mergulho profundo junto com um colega, também cientista, quando percebeu uma quebra no fundo do mar que, segundo ele, é surpreendente. Nesse sentido, foi uma descoberta que, embora tenha sido inesperada, não era algo fora de questão para o Mar Vermelho.
A equipe estava explorando o Estreito de Tiran, que fica a 900 metros de profundidade, mas perceberam uma encosta íngreme de oito metros de altura, bem como um abismo de três metros de largura, em frente da porção de terra.
Apenas uma sacudida no lugar errado pode ter consequências devastadoras
Segundo o cientista, uma simples sacudida no lugar errado pode fazer com que toda a parede falhe, ocasionando um tsunami maior do que aquele de 500 anos atrás. Com isso, a região do Egito e da Arábia Saudita, que vêm se urbanizando, podem correr riscos que precisam ser reconhecidos para evitar futuras catástrofes.
O Mar Vermelho
O Mar Vermelho é um golfo do oceano Índico, localizado entre a África e a Ásia. Desse modo, se comunica com o oceano Índico através de Babelmândebe e do golfo de Áden. Ademais, surge a partir da separação de placas tectônicas árabe e africanas há 30 milhões de anos.
Curiosidade: o maior tsunami já registrado no mundo
O maior tsunami já registrado ocorreu em julho de 1958, na falha geológica Fairweather. Assim, houve um maremoto de magnitude 7,8 que abalou bastante a região da Baía Lituya, no Alasca. Enfim, o evento provocou o deslizamento de 90 milhões de toneladas de blocos de gelo e rochas.
Comentários estão fechados.