Estudo revela que 87% dos jogos retrô estão se perdendo no tempo
Em estudo, pesquisadores descobriram baixo índice de preservação de videogames em seu histórico de desenvolvimento e produção.
Um alarmante estudo revelou que pelo menos 87% dos jogos retrô estão sendo perdidos com o tempo, fato que representa uma grande ameaça à preservação da história dos videogames.
Realizado pela Video Game History Foundation (VGHF) em parceria com a Software Preservation Network, o estudo revela que apenas 13% dos jogos clássicos anteriores a 2010 estão disponíveis comercialmente até o momento.
Os resultados mostram que a indisponibilidade generalizada coloca em risco a maioria dos jogos clássicos dos EUA. Por exemplo, o jogo Yakuza de 2006 no clássico PlayStation 2 foi refeito como Yakuza Kiwami em 2016, mas o VGHF ressalta que o remake não pode substituir o jogo original, que não está mais sendo impresso.
Isso ilustra a falta de opções para acessar a maioria dos jogos clássicos, que envolve procurar e manter itens colecionáveis antigos, visitar bibliotecas ou recorrer à pirataria.
Essa situação é considerada por muitos como sombria e problemática, mesmo aqueles que não fazem parte do mercado de videogames.
Preservando a história dos videogames
O estudo também destaca que apenas 13% da história dos jogos está arquivada em bibliotecas no momento. No entanto, a legislação em torno do Digital Millennium Copyright Act (DMCA) impede que as pessoas façam e distribuam cópias de jogos protegidos por DRM, o que dificulta o estudo efetivo da história dos videogames.
A Entertainment Software Association (ESA) tem se oposto às isenções de direitos autorais e outras iniciativas de preservação de jogos, alegando que a indústria já está fazendo o suficiente com o próspero mercado de reedições.
(Imagem: Mykhailo Polenok/Dreamstime/reprodução)
Kelsey Lewin, codiretora da VGHF, destacou que muitos jogos desaparecem de forma frágil, citando o caso do Antstream Arcade e da Nintendo eShop como exemplos de plataformas que fecharam, resultando na perda de acesso a diversos jogos.
A falta de apoio da ESA em relação aos esforços de preservação de jogos tem sido um obstáculo, mas o estudo visa promover isenções para jogos em uma audiência de direitos autorais em 2024.
A esperança é que, com as isenções apropriadas, os jogos estarão disponíveis em bibliotecas digitais, como o aplicativo Libby.
A preservação da história dos videogames é de suma importância para que gerações futuras possam compreender e apreciar a evolução dessa forma de mídia.
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