Estudo revela que as pessoas já usavam drogas alucinógenas há cerca de 3 mil anos; saiba mais

A pesquisa pode ser a comprovação mais antiga, até hoje, da existência do consumo de alucinógenos.

Segundo informações da BBC, uma nova pesquisa revelou que, há mais de 3 mil anos, pessoas já usavam drogas alucinógenas na região da Espanha.

Os cientistas responsáveis pelo estudo afirmam que cabelos encontrados em um cemitério da Menorca revelaram que as civilizações mais antigas já consumiam drogas provenientes de plantas e arbustos.

Até o momento, essa pode ser a evidência mais contundente e datada, comprovando a utilização de drogas alucinógenas há milhares de anos.

Entenda melhor a descoberta

O estudo foi publicado na Revista Scientific Reports, mostrando todos os sinais de vida humana na caverna Es Cárritx, localizada em sudoeste de Menorca.

Ao todo, neste local, existem mais de 200 sepulturas humanas, que podem ter sido usadas em rituais e local para enterros, durante 600 a.C. anos, até 800 a.C.

Sobre as substâncias e indícios de uso de drogas, os cientistas entendem que elas podem ter sido aplicadas durante os rituais na caverna.

A pesquisa também sugere que tais substâncias poderiam envolver ainda os xamãs, que supostamente seriam capazes de controlar todos os efeitos e sintomas das drogas. Neste caso, elas seriam utilizadas para o alcance de estado de transe, essencial nalgumas cerimônias religiosas da antiguidade.

Cabelos mostram indícios do uso de psicoativos

(Imagem: Reprodução/BBC)

As mechas encontradas foram tingidas de vermelho — acredita-se que durante os rituais — e podem ser de mais de um ser humano. Todas elas mostram, pelo menos, três substâncias psicoativas.

Entre elas, os cientistas acharam: atropina, escopolamina e efedrina. Eles aumentam o estado de alerta e a energia dos usuários.

Além disso, os pesquisadores também encontraram alguns objetos, em formato espiral, esculpidos em tampas. Eles entendem que isso pode representar os estados de consciência após a influência dos alucinógenos.

Esse estudo faz-se muito importante, porque todos os outros publicados anteriormente sobre o tema foram baseados em evidências históricas indiretas. Entre os exemplos, estão a descoberta das plantas alucinógenas, por meio de representações artísticas antigas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.