Estudos apontam que apps do Android coletavam dados de maneira discreta
Segundo informação do AppCensus, esses aplicativos teriam coletados informações relevantes sem que os donos dos aparelhos sequer desconfiassem.
Mais uma denúncia de aplicativos Android que coletam dados foi feita por meio de um estudo do AppCensus. Segundo a informação, esses apps agiam de maneira discreta e sequer levantavam suspeitas dos donos dos aparelhos. Ademais, a única relação entre eles seria um kit de desenvolvimento de software proveniente de uma companhia Panamense.
Leia mais: Hacker russo cria novo malware que rouba dados bancários.
Sobre o Kit de Desenvolvimento de Software (SDK)
O Kit em questão teria como fornecedor uma companhia de provedores de nome Measurement Systems, cuja suposta sede estaria no Panamá. Através da análise foi possível perceber que o SDK era utilizado durante o desenvolvimento dos aplicativos. Em troca do fornecimento do kit, os desenvolvedores teriam uma taxa de monetização que não iria comprometer a privacidade ou vida útil da bateria pelo download.
Todavia, a permissão agiu justamente em sentido contrário ao que prometeu, e serviu como uma espécie de porta para o roubo de informações. Dessa forma, instalava-se a biblioteca Coulus Coelib do kit por meio dos aplicativos para então extrair os dados. Logo em seguida, todo o coletado iria para servidores terceirizados. Entre o conteúdo estavam os e-mails, telefone, endereço, IP, além de número de rede SSID, e também endereço MAC de roteadores.
Existe um alerta mais urgente quanto ao roubo em questão, pois haveria também a coleta daquilo que estava na Área de Transferência do usuário. Ou seja, quando alguém copiasse alguma informação, o texto na íntegra haveria o furto do texto na íntegra.
Quais os Aplicativos Android que coletam dados?
Entre os aplicativos com suspeitas de fraude estão o Speed Camara Radar, o QR & Barcode Scanner e o WiFi Mouse. Ademais, houve também um alerta quanto a ferramentas específicas para a população muçulmana, estando entre elas a versão em MP3 do Alcorão.
Como medida paliativa e de prevenção, a Google Play Store já removeu todos os apps da disponibilidade de download no final do ano passado. Porém, já há registro de que a maioria dos apps já voltaram a estar na plataforma, de modo que se faz necessário a atenção.
Comentários estão fechados.