Estudos validam: telefones estão ouvindo suas conversas; veja como se proteger

Você já falou em algo e, de repente, apareceram anúncios daqui em seu smartphone? Saiba como os celulares conseguem te ouvir!

A preocupação de que os smartphones possam nos escutar e criar anúncios baseados nas nossas conversas é um questionamento recorrente entre os usuários de dispositivos modernos.

Essa preocupação está relacionada ao conceito de “capitalismo de vigilância”, em que empresas obtêm lucro coletando dados sobre nossos comportamentos e vendendo essas informações para outras companhias.

Uma pesquisa da NordVPN revelou que 45% dos residentes do Reino Unido e 53% dos norte-americanos desconfiam que os celulares são audíveis e que há pessoas prontas para ouvir qualquer conversa.

A empresa destaca que uma das técnicas usadas por anunciantes para exibir anúncios direcionados é conhecida como “sinais ultrassônicos”.

Esses sinais consistem em sons de alta frequência, geralmente entre 18 e 20 kHz, que são inaudíveis para os seres humanos, mas podem conter dados captados por aplicações em outros dispositivos.

Estão nos ouvindo por sinais ultrassônicos?

Para exemplificação, a empresa destacou que, ao ouvir um anúncio na TV sobre uma determinada marca, o seu aparelho consegue capturar informações ultrassônicas daquele momento.

Depois do comercial, certamente você receberá uma proposta da mesma marca como notificação ou em forma de anúncio nas redes sociais.

Além disso, vale mencionar que a Sony registrou uma patente que propõe uma maneira de permitir que os usuários interrompam comerciais de determinadas marcas em diferentes dispositivos, simplesmente mencionando o nome da marca em voz alta.

Essa patente levanta questões sobre a possibilidade de os dispositivos estarem sempre “ouvindo” e processando informações contextuais.

Em 2017, um estudo realizado pela Technical University of Braunschweig, na Alemanha, foi detalhada a técnica de detecção de sinais ultrassônicos nos dispositivos.

Esses sinais tinham a capacidade de captar as informações e gerar anúncios baseados neles, como comumente percebemos.

Como impedir que alguém “ouça” a conversa?

É possível impedir que as empresas ouçam a sua conversa com um método simples e fácil.  Para tanto, desabilite algumas permissões dos aplicativos, não liberando, por exemplo, o acesso deles ao microfone do celular.

Então, sempre que um aplicativo solicitar a permissão, o ideal é não liberar o acesso. Essa configuração pode ser facilmente feita nas configurações de privacidade do seu dispositivo.

Ao revisar e gerenciar as permissões dos aplicativos, você pode ter um maior controle sobre quais informações estão sendo coletadas e compartilhadas.

Essa é uma medida importante para proteger a sua privacidade e reduzir o risco de vigilância não autorizada por meio de sinais ultrassônicos ou outras técnicas de coleta de dados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.