No Japão, saiba o que não fazer após dividir os hashis: evite ações desrespeitosas

Antes de ir a um restaurante japonês, é importante saber todas essas dicas.

Na cultura asiática, é comum utilizar os “pauzinhos” para ingerir os alimentos. Em cada região, os utensílios conhecidos como Hashi recebem um nome diferente, mas são mais conhecidos por esse termo. A versão descartável é comumente utilizada em produtos de consumo rápido. Conheça algumas regras importantes sobre a etiqueta com Hashi.

O que não fazer com o Waribashi

Se você costuma frequentar restaurantes de comida asiática, precisa conhecer algumas das regras importantes sobre a etiqueta com Waribashi. também conhecido como Hashi.

1. Deixá-los em pé na comida

Foto: Shutterstock.

Essa primeira regra pode não parecer importante para você, mas, para os japoneses e asiáticos da religião budista, sim. Esse ato é realizado em funerais, por isso não é apropriado fazer uso dele em outras situações.

2. Usá-los como talheres ocidentais

Pode ser uma atitude automática pegar cada unidade do Hashi/Waribashi com uma das mãos, pelo costume em utilizar garfo e faca. Porém, essa atitude não demonstra conhecimento sobre a cultura, assim como usá-lo para dividir o alimento, semelhante a uma faca. Os asiáticos, na verdade, dividem o alimento em pequenas mordidas.

3. Mudar a sua função principal

O principal uso desse instrumento é para a alimentação. Em nenhuma hipótese, deve-se utilizar os Hashis de outras formas, como, por exemplo, batendo contra a mesa ou o prato como se fosse uma baqueta.

4. Kosuribashi

Esse é um nome dado a uma prática nada elegante quando se está comendo com um Hashi. No momento em que você recebe o prato, normalmente os pauzinhos vêm grudados, o que exige que o cliente os separe.

Porém, se você, assim que separar as unidades, esfregá-los como se estivesse afiando uma faca não será visto com bons olhos. Essa atitude pode indicar que o local é um restaurante barato e por isso há lascas no seu pauzinho.

Evitando essas atitudes, é possível apreciar a experiência de comer alimentos de culturas diferentes sem desrespeitar a cultura, o ambiente e quem realizou o preparo da refeição.

Algo importante a ser pontuado é que normalmente nos restaurantes asiáticos é que eles também oferecem talheres ocidentais. Caso o cliente sinta muita dificuldade, esta pode ser uma opção para evitar gafes até que você conheça mais sobre a cultura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.