EUA e China agora têm dois concorrentes DE PESO na corrida pelo domínio da IA

Os dois novos países que entraram na "briga" estão impressionando especialistas com o seu ímpeto. Entenda!

Com o aumento constante da concorrência no âmbito da Inteligência Artificial, novas rivalidades internacionais começam a surgir. Nesse sentido, EUA e China, que estão na vanguarda desse mercado, se veem competindo com mais dois outros países asiáticos “pesados”.

De acordo com rumores de insiders do mundo da tecnologia, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos estão investindo muito no setor, principalmente no que diz respeito à compra de dispositivos e chips especialmente desenvolvidos para essa tipo de tecnologia.

Em específico, os chips H100 da NVIDIA, amplamente utilizados no desenvolvimento de IA, são os prediletos dos árabes. Continue lendo para saber mais!

O que está por trás desse investimento todo?

Conforme indicado pelo portal Techspot, a Arábia Saudita teria realizado a compra de, pelo menos, três mil unidades da GPU H100. Além disso, os Emirados Árabes também teriam adquirido milhares de chips da mesma marca para uso no desenvolvimento de Inteligência Artificial em modelo de código aberto.

De acordo com os dados divulgados, os Emirados Árabes estão desenvolvendo um modelo de linguagem de código aberto de Inteligência Artificial chamado “Falcon”.

Para se ter noção do investimento realizado, a Arábia Saudita, por exemplo, injetou aproximadamente US$ 120 milhões (equivalente a cerca de R$ 640 milhões). O objetivo desse investimento é aumentar a quantidade e a qualidade produtiva em seus modelos de inteligência artificial.

Portanto, com o valor direcionado para o projeto, eles disporão de um total de 3 mil unidades desenvolvidas pela NVIDIA. Isso demonstra um poder computacional três vezes maior do que o utilizado para a produção do ChatGPT, que contava apenas com 1.024 chips A100.

Competição no mercado da Inteligência Artificial

Além do investimento realizado pela Arábia Saudita, os Emirados Árabes também investiram uma grande quantidade de capital na compra de dispositivos. O objetivo dessa ação é acelerar e aprimorar o desenvolvimento de sua tecnologia.

Os grandes investimentos realizados pelos países no continente asiático fazem com que as grandes potências, como EUA e China, fiquem preocupadas. Afinal, com o aumento de concorrentes na corrida da Inteligência Artificial, a luta pelo espaço de destaque fica cada vez mais acirrada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.