Evitar frituras pode te livrar de diversos problemas de saúde
Sua composição rica em calorias e gorduras afeta negativamente o corpo humano e não traz um bom valor nutricional.
As frituras são de fato uma tentação quando se trata de sabor. No entanto, é preciso ter muita atenção, pois apesar de serem muito gostosas, as frituras trazem inúmeros malefícios à saúde humana. Sendo assim, elas não podem fazer parte frequentemente da sua rotina alimentar, isto é, seu consumo deve ser feito esporadicamente e com moderação.
Veja também: Evite doenças do coração retirando esses alimentos da sua dieta
Por que evitar frituras?
Independente do tipo de óleo utilizado, as frituras são alimentos extremamente maléficos à saúde do ser humano. Isso se dá devido à sua composição que é extremamente rica em calorias. Elas aumentam exatamente pelo ato de fritar, isto é, ao fritar as comidas no óleo, estas perdem água e acumulam gordura. Para ilustrar isso, podemos pensar na batata, que quando cozida tem em média 93 calorias a cada 100 gramas, e quando frita, tem 319 calorias.
Em adição às calorias, as frituras são ricas em gorduras ruins, inclusive em gordura trans, o pior tipo para se consumir. Essa gordura possui maior dificuldade de ser decomposta no corpo humano, se acumulando com maior facilidade. De modo geral, as frituras não possuem valor nutricional significativo para ter um consumo com frequência. Ao contrário, são na verdade muito prejudiciais.
Malefícios do consumo exagerado de frituras
Ante ao exposto acima, os altos níveis de carboidratos e gorduras em alimentos fritos trazem diversos riscos à saúde. Dentre eles está o aumento do LDL, o famoso colesterol ruim, que é diretamente influenciado pela gordura trans. Ao consumir muitos alimentos fritos, esse colesterol tende a aumentar e, consequentemente, suas chances de ter um infarto, aterosclerose, AVC ou inflamações generalizadas aumentam.
E então, em adição a isso, o excesso de gorduras e calorias aumenta os riscos de problemas arteriais e põe em risco a saúde do cérebro, podendo gerar uma inflamação no hipotálamo, região do cérebro que administra a fome e a saciedade. Por fim, comer muitas frituras também aumenta as chances de desenvolver outras condições graves à sua saúde, como a obesidade e a diabetes.
Comentários estão fechados.