Evite enviar SMS entre iPhone e Android por riscos de segurança, alerta o FBI

O FBI recomendou que norte-americanos evitem enviar mensagens de iPhone para Android devido à falta de criptografia, sugerindo o uso de plataformas seguras.

O FBI, juntamente com a CISA, emitiu uma recomendação importante aos usuários de smartphones nos Estados Unidos. A orientação é para que não sejam enviadas mensagens entre dispositivos iOS e Android, especificamente por SMS ou RCS. A razão por trás desse alerta está relacionada a preocupações de segurança.

Jeff Greene, da CISA, e oficiais do FBI não identificados revelaram a situação ao jornal Politico. Segundo os agentes, foi detectado um potencial ataque hacker vindo da China, direcionado às redes de telecomunicações norte-americanas. Essa ameaça levanta questões sobre a segurança das mensagens trocadas entre as duas plataformas.

A principal preocupação decorre do fato de que, quando as mensagens são enviadas via SMS ou RCS entre iPhone e Android, elas não são criptografadas. Isso as torna vulneráveis a interceptações, sendo possível que sejam lidas por terceiros. A falta de proteção é um risco que as agências de segurança tentam evitar.

Foto: Tada Images/Shutterstock

Soluções para mensagens seguras

Em resposta a essas preocupações, a recomendação é que os usuários optem por aplicativos de mensagens que oferecem criptografia de ponta a ponta. Plataformas como WhatsApp e Signal são alternativas sugeridas, pois garantem que as comunicações permaneçam privadas e seguras.

Recentemente, a Apple incorporou o padrão RCS ao seu aplicativo iMessage, permitindo uma comunicação mais eficiente com dispositivos Android. Apesar dessa modernização, o RCS ainda não oferece criptografia completa entre plataformas, dependendo da infraestrutura das operadoras para segurança.

Enquanto isso, a GSMA e o Google anunciaram planos para introduzir criptografia ao RCS. No entanto, uma data específica para essa implementação ainda não foi divulgada. Em contrapartida, comunicações via iMessage entre iPhones continuam seguras, assim como o uso de Google Messages em aparelhos Android.

Até que a criptografia seja implementada no RCS, a comunicação entre iPhone e Android por SMS ou RCS permanece um ponto vulnerável. A recomendação das agências de segurança é clara: utilizar aplicativos que asseguram a proteção das mensagens é a melhor forma de evitar riscos à privacidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.