Duas palavras que você NÃO deve usar ao se desculpar
Especialistas apontam que o uso desses conectivos pode dar um sentido de “falsidade” na hora de pedir desculpas.
Ao longo da sua trajetória de vida, com certeza em algum momento você teve que pedir desculpas a alguém. Se surpreendentemente isso ainda não aconteceu, acredite, acontecerá mais cedo ou mais tarde.
Afinal, apesar de ser um pouco desconfortável e até “humilhante”, a depender do ponto de vista, pedir perdão é um ato nobre e necessário em muitas situações.
Contudo, na hora de pedir perdão por algo, é importante evitar algumas expressões, a fim de que o pedido seja bem interpretado. Pelo menos é isso que apontam muitos especialistas em linguística.
Nos próximos tópicos nós apontamos duas expressões, que, na verdade, são conectivos muito utilizados em frases e que devem ser evitados em pedidos de desculpas.
Você quer passar mais segurança quando tiver que pedir perdão a alguém? Então continue lendo!
“Mas”
O primeiro conectivo que você não deve usar ao formular frases para pedir perdão é o “mas”. Essa palavra passa o tom de “fuga de responsabilidade”, segundo linguistas.
Para efeito de explicação, considere a frase: “Me perdoe pelo que fiz, mas saiba que não tive a intenção de machucar você”.
Nessa oração, vemos que o sujeito tenta se justificar ao mesmo tempo que pede perdão. Em outras palavras, o pedido de desculpas pode soar apenas como uma tentativa de limpar uma imagem manchada, e não como uma demonstração de arrependimento verdadeiro.
Portanto, ao pedir desculpas deixe o “mas” de lado. Assuma o seu erro e aponte para uma mudança de postura.
“Se”
Assim como o conectivo “mas”, o “se” também deve ser totalmente evitado em pedidos de desculpas, pois passa a impressão de que as motivações da pessoa ofendida não são justas.
A fim de entender melhor esse tema, considere a seguinte frase: “Por favor, me perdoe se de alguma forma eu te ofendi com a minha atitude”.
Bom, se você chegou ao ponto de ter que pedir perdão por algo, não restam mais dúvidas sobre a ofensa sofrida pela outra pessoa, não é mesmo?
Por esse motivo, o uso do “se” pode soar como uma ofensa ou ultraje profundo para aquele(a) que já está chateado por alguma coisa. Evite essa palavra!
Fatores que devem estar presentes num pedido de desculpas autêntico
Depois de conhecer dois conectivos que jamais devem ser utilizados em pedidos de perdão, listamos alguns dos principais aspectos que devem estar presentes nesses momentos. São eles:
- Reconhecimento do erro, que deve ser expressado com explicações convincentes e completas;
- Senso de responsabilidade pela ofensa, também expressado nas explicações dadas;
- Expressão de um verdadeiro remorso pela insensibilidade demonstrada;
- Vontade de reparar os danos causados, que deve ser demonstrada em atos posteriores ao pedido de desculpas em si.
Pondo essas dicas em prática, você aumentará as suas chances de ser perdoado(a)!
Comentários estão fechados.