Exame Estadual de Certificação da Rede CEJA está com as inscrições abertas

O “Provão do CEJA” está disponível em mais de 20 mil vagas em escolas do Rio de Janeiro. A prova está marcada para o mês de maio.

Se o seu desejo era começar o ano de 2023 concluindo os estudos, saiba que ele está prestes a se tornar realidade! Quem ainda não concluiu o ensino fundamental e o ensino médio poderá se candidatar ao Exame Estadual de Certificação da Rede CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

João Carrilho, presidente da Fundação Cecierj, informa que o programa CEJA oferece a oportunidade para quem não conseguiu concluir os estudos no tempo ideal, garantindo a certificação. Apesar de existir há 20 anos, esta será a segunda edição do programa, com o retorno aprovado pela Portaria n° 569 de 26 de maio de 2022.

Para este ano, especialmente no momento do retorno, serão até 29 mil vagas em escolas do Rio de Janeiro. Nomeado popularmente como Provão do CEJA, a prova que será realizada em maio exige que o candidato esteja com a matrícula ativa nas escolas indicadas.

“Dá tempo de aprofundar os estudos e, em maio, fazer a prova e sair com o diploma em mãos. E aqueles que ainda não estão matriculados não podem perder tempo e devem procurar a escola para efetivar a matrícula e ter a chance de participar do Provão do CEJA”, apontou Carrilho sobre o retorno do programa para este ano.

Inscrições do Provão do CEJA: saiba como se candidatar

Com inscrições gratuitas, a prova aceita a candidatura até o dia 14 de abril. O candidato deverá ir até a secretaria de uma das 59 escolas que participam do CEJA, podendo de inscrever em um dos níveis indicados – fundamental ou médio. A candidatura acontecerá de forma totalmente presencial.

As provas serão divididas pelas áreas exigidas pelo MEC (Ministério da Educação), conforme os padrões de avaliação indicados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciência da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.