Excelência em exatas: 10 melhores faculdades de engenharia do mundo
Segundo especialistas, essa disciplina, em suas várias vertentes, é fundamental para a sociedade moderna.
As engenharias desempenham um papel central no desenvolvimento e progresso do mundo moderno, moldando praticamente todos os aspectos da vida cotidiana.
Bilionários e CEOs de grandes empresas, muitas vezes, possuem formação em engenharia, o que demonstra o impacto dessa área no mundo dos negócios e da inovação.
Um exemplo notável é o francês Bernard Arnault, o homem mais rico do mundo na atualidade, que se formou em engenharia antes de se tornar o magnata do luxo à frente do conglomerado LVMH.
A engenharia é uma disciplina versátil e fundamental e que, em um mundo que enfrenta desafios crescentes, como mudanças climáticas, urbanização acelerada e a transição para fontes de energia sustentáveis, a demanda por engenheiros qualificados nunca foi tão alta.
Tais profissões são essenciais para o desenvolvimento de soluções que impulsionam o crescimento econômico, melhoram a qualidade de vida e garantem um futuro sustentável para as próximas gerações.
Engenheiros são profissionais indispensáveis para a sociedade – Imagem: reprodução
Instituições que oferecem cursos de engenharia com o que há de melhor
Dada a importância da engenharia, diversas universidades ao redor do mundo se destacam pela qualidade dos seus programas na área, preparando profissionais altamente qualificados que lideram a inovação e o progresso em diversas indústrias.
Com base na edição de 2024 do Ranking de Escolas de Engenharia da BlueSky Thinking, as seguintes universidades foram destacadas por oferecerem os melhores programas de engenharia no mundo:
-
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA);
-
Universidade de Stanford (EUA);
-
Universidade Nacional de Singapura (Singapura);
-
Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA);
-
Universidade Tecnológica de Nanyang (Singapura);
-
ETH Zurique (Suíça);
-
Universidade de Tsinghua (China);
-
Imperial College de Londres (Reino Unido);
-
Universidade de Tecnologia de Delft (Países Baixos) e Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA)**;
-
Universidade de Harvard (EUA).
Esse ranking é o resultado de um compilado feito a partir de várias fontes respeitadas, como Times Higher Education (THE), QS e US News.
Vale destacar que outros rankings, como o QS World University Rankings, podem apresentar variações, colocando instituições como a Universidade de Tóquio (Japão) e a Universidade Técnica de Munique (Alemanha), por exemplo, entre as melhores do mundo.
Além do top 10, o ranking da BlueSky Thinking se estende para um top 50, incluindo outras faculdades de engenharia de renome mundial, reforçando o prestígio e a importância das engenharias em diferentes contextos globais.
* Com informações da revista Forbes.
Comentários estão fechados.