Explosões solares atingem a Terra e gera “apagão de rádio” na Europa e Africa

Uma onda de explosões solares atingiu a Terra, causando apagões de rádio em algumas partes do mundo.

Na última sexta-feira, dia 26, ocorreu mais uma série de explosões solares no grande astro que sustenta o universo. Esse fenômeno foi percebido após um show deslumbrante de auroras em tons de verde atravessou a atmosfera há poucos dias, assim como um breve apagão de rádio na Europa e na África.

Leia mais: Mancha solar tem quase o triplo do tamanho da Terra em 24 horas

Como ocorrem as explosões solares?

As explosões que ocorrem na superfície do Sol são geradas pela liberação rápida e inesperada de energia armazenada de campos magnéticos em sua atmosfera, e podem durar alguns minutos ou horas.

Uma imagem de STEVE sobre a Colúmbia Britânica no Canadá. O fenômeno aéreo apareceu no céu sobre o sul do Canadá como resultado de uma enorme e inesperada tempestade solar que atingiu a Terra em 7 de agosto.

 

Esses estouros que acontecem no Sol liberam energias de até 1025 joules (equivalente a 12 milhões de erupções vulcânicas na Terra). Eles ocorrem em regiões magneticamente ativas do Sol, onde os campos magnéticos são bem fortes.

Mancha solar AR3089 causa explosões solares

A agência de notícias SpaceWeather.com relatou que a mancha solar AR3089 está crepitando com uma série de explosões solares consideradas moderadas, de classe M, que estão se intensificando com o passar do tempo.

Este episódio só foi notado alguns dias depois que os astrônomos perceberam auroras verdes cruzando a atmosfera. Às 7h16 EDT (1116 GMT), o Observatório de Dinâmica Solar da NASA capturou uma explosão particularmente poderosa quando as populações na Europa e na África sofreram um breve apagão de rádio.

Nova liberação de partículas carregadas do sol pode ocorrer

Além disso, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos alertou que uma liberação maciça de plasma solar, conhecida como ejeção de massa coronal (CME) ou tempestade magnética solar, poderia atingir a Terra em 29 de agosto.

Essa explosão massiva de partículas solares carregadas pode desencadear auroras ao redor do Círculo Polar Ártico (essas luzes brilhantes ocorrem quando partículas carregadas interagem com o campo magnético da Terra).

O perigo dessas ocorrências

A maior parte do clima espacial fornece uma exibição espetacular para aqueles na Terra ou nas proximidades. No entanto, um pequeno número de tempestades realmente poderosas tem o potencial de danificar satélites, linhas de energia e outros sistemas vitais de suporte à vida dos quais nosso mundo depende.

O Sol é mais propenso a isso quando atinge seu nível máximo de atividade porque as erupções solares se espalham pela superfície e as linhas do campo magnético torcem e quebram. Se uma tempestade se dirige para a Terra, pode produzir auroras, apagões e outros efeitos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.