Facebook é processado no Reino Unido
No Reino Unido, Tanya O’Carroll, usuária da rede social, entrou em um processo contra a empresa do Zuckerberg por violação as leis de dados.
O Facebook, uma rede social do grupo Meta, está sendo processado por uma ativista dos direitos humanos no tribunal superior do Reino Unido. A ativista alega que a rede social está desconsiderando seu direito de se opor a ter seus dados pessoais coletados. Para entender mais sobre, veja aqui quais os motivos do processo contra a empresa.
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A coleta de dados
O processo de coleta de dados das redes sociais, como o Facebook, faz com que a rede gere receita através da criação de perfis de usuários e a correspondência com anunciantes que dirigem anúncios específicos para as pessoas com base nos seus interesses anteriores.
Porém, há uma política de uso na própria rede social onde se pede a permissão ou não da coleta de dados para o Facebook. Mas o caso que está sendo analisado é que mesmo após negar esta permissão, a empresa está coletando e vendendo estes dados para anunciantes na plataforma.
O que alega Tanya O’Carroll?
Em uma entrevista para à BBC Radio 4’ Programa Today, O’Carroll disse: “Este caso é realmente sobre todos nós podermos nos conectar com as mídias sociais em nossos próprios termos e sem ter que aceitar essencialmente que devemos ser submetidos a perfis de vigilância de rastreamentos extremamente invasivos apenas para poder acessar as mídias sociais.”
O’Carroll, junto ao grupo Foxglove, um grupo de campanha jurídica do Reino Unido, alega que o Facebook violou o artigo 21 do Regulamento Geral de Proteção de Dados do Reino Unido (GDPR), que dá às pessoas o direito de protestar contra o processamento de seus dados pessoais para fins de marketing.
A Ativista diz que caso haja sucesso neste processo, pode estabelecer precedentes para milhões de usuários do Facebook a também entrem contra a empresa em processos judiciais. O’Carrol apresentou uma queixa ao tribunal superior e aguarda o reconhecimento da empresa Meta da reivindicação.
Resposta da Meta
A resposta de um dos porta-vozes da empresa foi informando que a empresa está ciente da importância da privacidade dos usuários. E que por isso, foi criada ferramentas na plataforma para realizar Check-ups de privacidade e preferências de anúncios. Trazendo mais clareza de como funciona esta coleta de dados pela rede social, podendo trazer mais um controle no tipo de anúncios que pode aparecer.
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