Facebook, Instagram e YouTube travam e irritam usuários ao redor do mundo nesta terça-feira (5)

Outras plataformas de mídia social também ficaram instáveis.

Entre o final da manhã e o início da tarde desta terça-feira (5), redes sociais como Instagram, Facebook e Messenger, da Meta, e o YouTube, do Google, apresentaram instabilidades. Além deles, também foram relatados problemas no TikTok e no Snapchat.

As instabilidades, que consistiram na queda do login em contas, foram registradas por serviços especializados como o DownDetector, mas também foram alertadas pelos próprios usuários das redes sociais afetadas, que reclamaram muito.

De pronto, a Meta tomou ciência das interrupções em seus servidores e veio a público se justificar por meio de Andy Stone, o porta-voz da empresa.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando nisso agora”, disse ele em comunicado postado no início da tarde desta terça na sua conta oficial no X (antigo Twitter).

Pouco tempo depois, Stone reapareceu para tranquilizar os usuários e informar que as instabilidades haviam sido controladas.

“Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos que foram impactados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, concluiu.

O que aconteceu?

Durante e depois do período de instabilidades nas redes sociais iniciaram-se as especulações sobre o que poderia ter afetado tantos servidores de uma só vez.

Uma das teorias era de que a queda das redes se deu por causa de um ataque cibernético relacionado às primárias presidenciais que ocorreram também neste dia 5 de março em alguns estados norte-americanos. Contudo, representantes da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura trataram de desmentir a ideia.

Ao que parece, a interrupção dos serviços das redes sociais foi causada por algo interno, pelo menos no caso da Meta.

Depois do ocorrido a empresa veio a público novamente para justificar que as instabilidades foram provocadas por um “erro de engenharia de nossa própria autoria” ocorrido durante uma manutenção de rotina.

Por causa do problema, as ações da Meta despencaram cerca de 1,5% nas bolsas dos Estados Unidos, até o fechamento do dia.

Aproveitando a situação, o bilionário Elon Musk, que é dono da rede social X, concorrente da Meta de Mark Zuckerberg, “tirou uma onda” com o seu rival postando a seguinte imagem em uma publicação feita no X:

(Imagem: X/reprodução)

Transtornos

Segundo informações do DownDetector, pelo menos 566.700 usuários do Facebook relataram estar navegando na rede social e perderem a conexão “do nada”. Desse total, 75% disse que ao tentar fazer login novamente não obtiveram êxito.

Outros 85 mil usuários reclamaram de instabilidades no Instagram, mas com certeza centenas de milhares e até milhões de internautas podem ter visto as instabilidades e não relataram.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.