Meta: ex-funcionário do Facebook faz acusação grave contra a empresa
Em seu depoimento para um processo judicial, ex-funcionário do Facebook alerta sobre o que a Meta vem fazendo.
Nos últimos meses, o Facebook se envolveu em uma série de polêmicas. E parece que a maré de azar está longe de passar! O mais novo escândalo envolvendo a Meta está ligado à acusação de um ex-funcionário, que afirma que a plataforma acaba com bateria dos celulares ao realizar procedimentos sem consentimento dos usuários.
Facebook é acusado de realizar testes secretos
O cientista de dados George Hayward anunciou que foi contratado pela empresa estadunidense com uma proposta de salário de seis dígitos. E foi então que ele conheceu uma prática suspeita já na cartilha de treinamento. Ali, Hayward teve a oportunidade de ler pela primeira vez sobre os procedimentos secretos feitos pelo Facebook.
O tipo de teste que o ex-funcionário acusa a empresa de realizar é aquele conhecido como “negative testing”. Essas operações são realizadas de forma remota e, segundo Hayward, também eram feitas de forma secreta. O intuito da realização dos testes era avaliar questões de velocidade de execução dos aplicativos e carregamento de imagens.
Em depoimento ao Tribunal Federal de Manhattam, o cientista disse que ele foi demitido justamente por se recusar a fazer esse tipo de procedimento. Após suas declarações, o processo em questão segue em andamento e investigação. Caso comprove há a realização destes testes, o Facebook poderá perder muito dinheiro em indenizações.
O perigo dos procedimentos
A principal acusação é de que estes testes iriam minar a bateria dos usuários sem que eles soubessem. Isso quer dizer que talvez o seu smartphone descarregue um tanto mais rápido porque há uma série de testes do Facebook sendo feito sem que você saiba ou deixe. Para Hayward, é importante perceber que essa manobra pode prejudicar.
Considere que em uma ocasião de emergência, não ter bateria em seu celular pode te trazer sérios problemas. Ainda mais nos dias de hoje, onde estamos tão refém da tecnologia para resolver qualquer tipo de coisa. Desse modo, a acusação de Hayward busca apontar uma falha que impacta de forma direta a vida das pessoas.
Comentários estão fechados.