Faculdade e universidade: qual a diferença entre elas?

Semelhança de ambas as instituições de ensino faz com que muita gente confunda suas funções.

Muita gente pensa que faculdade e universidade têm o mesmo significado. Porém, há diferenças técnicas entre os dois tipos de instituição.

Tanto uma quanto a outra são focadas na educação e no preparo de estudantes do ensino superior, mas uma se aprofunda mais que a outra.

Na prática, a faculdade é um fragmento da universidade e pode atuar sozinha. Já a universidade precisa de um conjunto de faculdades para existir, embora ela vai além disso.

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Faculdade e universidade: confira as diferenças entre elas

Universidades demandam um complexo estrutural maior – Imagem: Pixabay/Reprodução

As propostas oferecidas, os cursos e as graduações ajudam a diferenciar a faculdade da universidade.

Faculdades se voltam para uma área da graduação específica, como Administração ou Comunicação Social. Também oferecem cursos de extensão, garantindo aprendizado específico e aprofundado sobre determinado segmento. Os professores precisam ter, ao menos, uma pós-graduação para atuarem.

Por sua vez, a universidade tem de atuar em todas as áreas, como exatas, humanas e biológicas. Além disso, há a obrigatoriedade que os professores tenham, pelo menos, o curso de mestrado.

Muitos têm doutorado e pós-doutorado para garantir melhor conhecimento e aprofundamento do ensino.

Uma diferença burocrática é que a faculdade, para criar um curso de graduação, precisa da autorização do Ministério da Educação (MEC).

Já a universidade pode criar a partir de aprovação no Congresso Nacional (se for Federal), ou através do centro universitário (se for particular).

Na universidade, a pesquisa acadêmica se aprofunda mais e busca mais conhecimentos específicos. Na faculdade, o principal foco está na graduação.

É melhor estudar em faculdade ou em universidade?

Com esse entendimento, fica a dúvida sobre qual é melhor estudar: faculdade ou universidade? Isso vai depender muito da necessidade de cada estudante e do que pretende para a carreira.

Se quiser se formar em Direito para exercer a função de advogado, a faculdade já será suficiente. Neste caso, terá o diploma do Ensino Superior para atuar em uma área específica.

Entretanto, se quiser investir em pesquisas de campo, ir além da graduação, deve procurar uma universidade. Se deseja seguir a carreira de professor universitário, também deve buscar essa opção, por ser mais abrangente.

O mais importante é o foco do aluno no aprendizado e o diploma oficial na conclusão, o fato de a universidade ser mais completa não reduz a faculdade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.