Fake news? Albert Einstein NUNCA tirou notas baixas na escola
Físico alemão é conhecido por ser um dos homens mais inteligentes de todos os tempos.
O físico Albert Einstein, nascido em em 1879 na cidade de Ulm, na Alemanha, foi o responsável por desenvolver a teoria da relatividade, que até hoje o pilar da Física Moderna e da Física Quântica. Com isso, tornou-se um dos homens mais importantes e inteligentes do mundo, sendo referência até mesmo na atualidade.
No entanto, em determinado período da história, surgiu a informação, amplamente propagada, de que Albert Einstein seria um mau aluno e que tirava notas baixas na escola, inclusive zero em matemática.
Mas será que isso é mesmo verdade?
Afinal, quais eram as notas de Albert Einstein?
Na verdade, a informação de que Albert Einstein tirava notas baixas é um mito, ou seja, uma fake news que não condiz com a verdade. E, com o surgimento da internet e das redes sociais, esse tipo de informação falsa se prolifera com mais facilidade.
Contudo, a lenda das notas baixas do físico alemão tem uma razão e uma confusão de informações. Isso porque o cientista tinha notas altas, porém, sempre foi considerado um aluno indisciplinado.
Até por conta de sua inteligência fora do comum, Albert Einstein não aceitava receber ordens e desafiava as regras estabelecidas. Assim, entrou em rota de colisão com diversos professores e nem sempre teve as notas mais altas das turmas.
Mesmo assim, eram notas altas e nunca foram ‘zero’, como muitos espalham pela internet. Por exemplo, o físico alemão fez testes preparatórios para o vestibular do Instituto Federal de Zurique, na Suíça, e as notas desse instituto variavam entre 6 e 1, sendo 1 a mais alta.
Como ele tirou 1 em várias provas, surgiu essa confusão na interpretação das informações, que se prolongou até os dias de hoje.
Notas do físico eram, na verdade, bem altas
Em 1898, Albert Einstein ficou com notas médias de 5,7 na Faculdade Politécnica da Suíça, sendo que 6 era a nota mais alta. Naquele momento, ele teve os melhores resultados de sua turma.
Depois, na hora de apresentar o que hoje seria o trabalho de conclusão de curso, escolheu um tema mais complicado. Porém, tirou 4,5 e ficou com média de 4,9, mais que suficiente para conseguir se formar.
Por fim, Albert Einstein também ficou conhecido por desdenhar informações e conteúdos que não lhe interessavam.
Ele sempre se concentrou no que realmente queria estudar e aprender, o que o tornou um dos homens mais importantes do mundo moderno.
Comentários estão fechados.