'Fake news do vovô': 6 mitos populares que você achava que eram verdades
Existem diversas 'histórias da carochinha' que são repassadas de geração em geração, mas não passam de crenças populares baseadas na imaginação das pessoas. Conheça algumas delas!
Quem nunca ouviu aquelas afirmações passadas de geração em geração, tão incrustadas em nossa cultura, que nem paramos para questionar sua veracidade?
Pois é, hoje trazemos uma seleção especial de 6 mitos populares que, apesar de amplamente acreditados, não passam de “contos da carochinha”. Vem com a gente nesse passeio pelo mundo das “fake news do vovô”!
1. “Engolir chiclete gruda no estômago por 7 anos!”
Quem nunca ouviu esse clássico após engolir acidentalmente um chiclete? Respire aliviado! A goma de mascar, de fato, não é digerida pelo nosso sistema, mas isso não significa que vai ficar lá, grudadinha, no estômago por 7 anos.
Ela simplesmente segue o fluxo e é expelida do corpo como qualquer outro resíduo não digerido.
2. “Se você tocar em um filhote de pássaro, a mãe o abandonará”
Este é um dos maiores mitos que circulam por aí. Na realidade, a maioria dos pássaros tem um olfato muito fraco e, por isso, provavelmente nenhuma mãe pássaro notará se você tocou no filhote dela.
Mas, claro, isso não é um passe livre para mexer em ninhos! O melhor é sempre observar a natureza a distância para não causar perturbações.
3. “Comer cenoura melhora a visão”
A origem desse mito vem da Segunda Guerra Mundial. Os britânicos espalharam o boato de que a razão pela qual seus pilotos eram tão bons em missões noturnas era porque comiam muita cenoura. Na realidade, eles tinham um bom radar!
Embora as cenouras sejam ricas em vitamina A, boa para a saúde ocular, comer toneladas delas não te dará uma visão de super-herói.
(Imagem: divulgação)
4. “Ler no escuro prejudica sua visão”
Quantas vezes fomos repreendidos por ler com pouca luz? A verdade é que ler no escuro pode causar cansaço ocular, mas não prejudica permanentemente sua visão. A sensação de desconforto ou fadiga geralmente desaparece após um bom descanso.
5. “O café é desidratante”
Por muitos anos, acreditou-se que o café, por ser diurético, levaria à desidratação. Porém, estudos recentes mostram que o volume de água no café compensa qualquer efeito diurético, então, a menos que você esteja bebendo quantidades extremas, sua xícara matinal não vai te desidratar.
6. “Os seres humanos usam apenas 10% de seus cérebros”
Esse é outro dos mitos mais populares e também mais distantes da realidade.
Graças às modernas técnicas de imagem cerebral, sabemos que quase todas as áreas do cérebro têm uma função conhecida. Portanto, fica estabelecido que usamos muito mais do que 10% do nosso cérebro, mesmo quando estamos descansando!
Comentários estão fechados.