Enem 2023 abre inscrições para candidatos em menos de dois meses
A isenção da taxa da prova é concedida a estudantes que cumprirem alguns critérios.
Diversos estudantes já estão na contagem regressiva! Isso porque restam menos de dois meses para a abertura das inscrições do principal meio de acesso ao ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal.
A prova foi criada em 1998, e, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes que concluem o ensino médio, assim como servir de processo seletivo para ingresso em universidades e institutos federais de ensino superior do país.
Inscrições Enem 2023
As inscrições para o Enem 2023 começam às 10 horas do dia 08 de maio e vão até às 23h59 do dia 19 de maio, através da Página do Participante (sistema do Governo Federal). No entanto, o edital com os instrumentos normativos e cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ainda não foi divulgado pelo Inep no Diário Oficial da União.
Provas
O ENEM é composto por quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (que inclui Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias (que inclui História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (que inclui Química, Física e Biologia). Além disso, também possui a redação, onde o aluno precisa desenvolver um texto tipo dissertativo-argumentativo.
Datas importantes para os candidatos
- Inscrições: 08 a 19 de maio
- Aplicação das provas: 05 e 12 de novembro.
- Gabarito: 24 de novembro
- Resultado: 16 de janeiro e 16 de março
A isenção da taxa da prova é concedida a estudantes que cumprirem alguns critérios. São eles:
-
Estar no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2023;
-
Se enquadrar na Lei Federal nº 12.799/2013 (estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa dentro do grupo familiar do candidato interessado);
-
Inscritos no CadÚnico.
Comentários estão fechados.