Família fica CHOCADA com tarefa de matemática da 5ª série
Tarefa da 5ª série desencadeou estresse inesperado em uma família de Ohio, algo que também tem ocorrido com estudantes no Brasil, segundo o Pisa.
Na cidade de Ohio, EUA, um típico domingo de estudos de Matemática se transformou em uma experiência extenuante para Sebastian, aluno da quinta série, e seus pais, Patrick e Kitty.
Enquanto tentavam resolver uma tarefa de Matemática, a complexidade do problema fez com que o jovem ficasse em lágrimas e os pais do menino, perplexos.
A família, reunida em torno da mesa, deparou-se com um desafio chamado Equato. A tarefa pedia que todas as equações horizontais e verticais fossem corrigidas com o uso dos números fornecidos.
No entanto, a frustração se instalou quando eles não conseguiram solucionar uma coluna específica, mesmo após várias tentativas.
Diante do impasse, Patrick recorreu ao Reddit em busca de conselhos. O seu relato recebeu uma enxurrada de respostas, com o total de cerca de 18 mil votos positivos e 4.700 comentários.
Muitos internautas ofereceram explicações detalhadas e assim orientaram a família a superar o enigma.
Matemática tem gerado ansiedade em crianças dos EUA, Brasil e de vários outros países, segundo o Pisa – Imagem: reprodução
Apoio da comunidade online
Patrick destacou a importância das explicações detalhadas fornecidas pelos usuários do Reddit, que não apenas solucionaram o problema, mas ensinaram o raciocínio necessário.
Essa experiência foi valiosa para Sebastian, que pôde aprender com o processo e aplicar o conhecimento adquirido em futuras situações.
Apesar das críticas recebidas por alguns, a família manteve-se positiva. Kitty ressaltou a importância da flexibilidade e agradeceu aos internautas, inclusive aos graduados do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).
Para Patrick, o apoio recebido foi uma lição de humildade e aprendizado.
A experiência vivida por Sebastian e sua família reflete a realidade de muitos pais que enfrentam dificuldades com tarefas escolares, e Patrick e Kitty mostraram que buscar ajuda não é motivo de vergonha.
A comunidade do Reddit demonstrou que o conhecimento pode ser compartilhado de forma colaborativa.
Já no Brasil…
Uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada em 13 de novembro, destacou um aumento significativo na ansiedade entre estudantes brasileiros ao lidarem com problemas matemáticos.
O estudo, parte do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) 2022, revelou preocupações crescentes em comparação com a média internacional.
A ansiedade em relação à Matemática, situação pela qual passou o garoto estadunidense, afeta também 65,1% dos estudantes brasileiros, que temem a reprovação na disciplina.
O número é superior à média de 54,8% entre os países da OCDE. Já 74,2% dos alunos no Brasil se preocupam com dificuldades nas aulas de Matemática.
Comparando com dados de 2012, houve um acréscimo notável na ansiedade matemática. Naquela época, 49,3% dos estudantes ficavam nervosos ao enfrentarem problemas matemáticos.
Já em 2022, esse percentual subiu para 57,2%, o que reflete uma tendência crescente de ansiedade entre os jovens.
Documento brasileiro também confirma o problema
Os dados do Pisa 2022 indicam que estudantes de países com altos níveis de ansiedade apresentam uma menor autoeficácia na disciplina.
Tal preocupação excessiva interfere na capacidade dos alunos de se concentrarem nas tarefas matemáticas.
O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, publicado também em 13 de novembro, confirma os resultados do Pisa.
O documento brasileiro aponta que apenas 3,7% dos alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública tiveram um aprendizado adequado de Matemática em 2021.
Esse dado ilustra a dificuldade enfrentada por muitos estudantes devido a esse tipo de ansiedade, capaz de afetar o raciocínio, a memória e concentração ao lidar com exercícios de Matemática.
Importância dos professores
Alunos que mantêm um bom relacionamento com seus professores tendem a sofrer menos de ansiedade.
Uma melhora na qualidade do relacionamento aluno-professor está ligado a uma diminuição na taxa de ansiedade com Matemática.
Estudantes que se relacionam bem com seus docentes também demonstram mais motivação nos estudos.
A pesquisa envolveu cerca de 690 mil estudantes de 81 países e contemplou jovens entre 15 e 16 anos, a fim de reforçar a importância do suporte docente na educação.
Portanto, compreender e abordar a ansiedade matemática é fundamental para melhorar o desempenho dos alunos, sejam estes dos EUA ou do Brasil.
* Com informações da CNN Brasil.
Comentários estão fechados.