Fases da Alfabetização

O processo de aprendizagem da leitura e escrita é divido em fases. As crianças vão progredindo de acordo com o que lhe são atribuídos.

0

A infância é a fase primordial no desenvolvimento intelectual de um individuo. É nesta fase que se obtém do processo de alfabetização, o que inclui a leitura e a escrita. Essa ação é dividida em fases, no qual a criança passa por com avanços e recuos, até dominar a linguística.

Para os professores, é de fundamental importância entender os níveis em que cada aluno se encontra para  oferecer a ele uma assistência específica.

Conheça os níveis de alfabetização.

Veja também: Atividades de Alfabetização Famílias Silábicas

PRÉ-SILÁBICO

Nessa fase, a criança começa a distinguir letras de números, desenhos ou símbolos e reconhece o papel das letras na escrita. Ou seja, ela percebe que a escrita representa aquilo que é falado, mas não sabe como isso ocorre.

SILÁBICO

Começa a atribuir cada letra a uma sílaba e vê sentido naquilo, já que há um entendimento sobre a correspondência entre as letras daquilo que é falado.

SILÁBICO-ALFABÉTICO

Passa a reconhecer fonemas e perceber que sílabas possuem mais que uma letra. Entretanto, ainda mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas.

ALFABÉTICO

Nessa fase, a criança reproduz adequadamente todos os fonemas de uma palavra, relacionando corretamente a escrita convencional. Compreende o valor e a diferença das letras e sílabas.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.