Raridade: Homem faz cirurgia de correção de hérnia e médicos descobrem que ele tem ovários
Embora seja raro, a condição existe, havendo sempre a possibilidade de órgãos reprodutores femininos serem encontrados em outras pessoas.
De vez em quando surgem casos clínicos curiosos que certamente surpreendem até os médicos, como o caso desse homem de 67 anos. Afinal, nem os médicos e nem ele poderiam imaginar que, em uma cirurgia de correção de hérnia, iriam encontrar ovários. No entanto, essa condição já foi diagnosticada algumas outras vezes em outros pacientes, mesmo que com a aparição rara. E assim foi o que aconteceu em Kosovo, em um procedimento tão simples, uma grande surpresa se revelou: um homem descobre que tem ovários.
Leia mais: Nova camada de músculo é descoberta na mandíbula humana.
Além disso, vale ressaltar que esse homem tinha pleno funcionamento de seu órgão genital masculino, de modo que nunca desconfiou do caso. Assim, muitas pessoas também acabam se perguntando se elas seriam uma dessas raridades no mundo.
Entenda mais sobre a síndrome
Esse caso é conhecido clinicamente como a Síndrome do Ducto Mulleriano Persistente, ou simplesmente PDMS. Ela consiste basicamente no aparecimento de órgãos reprodutores femininos em pessoas que possuem pênis. Isso porque, no início da gestação, o ducto Mulleriano, que é uma espécie de útero, não se rompe, como deveria acontecer nos bebês que desenvolvem pênis. Consequentemente, os órgãos “extras” permanecem no corpo da pessoa e geralmente só são descobertos por meio de outras intervenções cirúrgicas.
Porém, esses raros casos não aparecem acompanhados de outros sintomas, como uma doença que oferecesse algum risco ao corpo. Portanto, há estudos que indicam que algumas pessoas convivem com essa condição e nem suspeitam disso.
Há indícios dessa síndrome?
Embora pouco se saiba a respeito da PDMS, os médicos já conseguiram encontrar alguns indícios da presença de órgãos sexuais femininos em pessoas com pênis. Os principais sintomas são o fato de o testículo não ter descido e a presença de hérnia inguinal. Inclusive esse foi o caso desse paciente, de modo que os médicos encontraram junto com os ovários um saco escrotal com um testículo. No fim, apesar do susto, esse paciente passou bem e teve uma recuperação simples da cirurgia.
Dá para imaginar a reação deste homem ao descobrir que tinha ovários? Um caso assim não acontece todos os dias. Logo, se você achou curiosa essa história para lá de incomum, não esqueça de compartilhar essa matéria com os amigos e familiares!
Comentários estão fechados.