Fator crucial é o que te faz destacar no mercado de trabalho, diz estudo

Um estudo conseguiu mostrar como a humildade é cada dia mais valorizada no mercado de trabalho, principalmente para quem deseja ser líder.

A humildade não apenas molda o caráter, mas também amplia as possibilidades de sucesso no trabalho. Considerada uma habilidade valiosa, pode aumentar significativamente as perspectivas de carreira, conforme revelam diversas pesquisas.

Pessoas com uma atitude humilde estão cientes de que não detêm todo o conhecimento e mostram-se prontas para aprender com qualquer um, incluindo colegas de todos os níveis. Esse comportamento não só estimula a inclusão de novas perspectivas e habilidades como também facilita a adaptação às mudanças, impulsionando o progresso profissional.

Trabalho híbrido.
Foto: Canva

A humildade vai te destacar no mercado de trabalho

Uma pesquisa recente publicada na revista Human Resource Management desafiou mais uma vez a crença de que o sucesso profissional exige autopromoção e individualismo. O estudo foi realizado com mais de 600 líderes de diversas áreas, revelando que a humildade é, na verdade, uma qualidade crucial para o sucesso na liderança.

Essa qualidade facilita a construção de relacionamentos mais fortes e saudáveis no trabalho. Isso porque as pessoas humildes são mais propensas a serem colaborativas, receptivas a feedbacks e dispostas a ouvir diferentes pontos de vista.

Em relação aos líderes humildes, eles criam um ambiente mais aberto e receptivo, onde os colaboradores se sentem seguros para compartilhar ideias e correr riscos. Além disso, o reconhecimento das qualidades e contribuições individuais por parte desses líderes motiva e engaja as equipes, aumentando a produtividade.

Para promover essa cultura nas organizações, os pesquisadores sugerem algumas medidas como valorizar e recompensar líderes que orientam e apoiam os seus colegas, mesmo que de forma informal. O estudo também estimula a prática da orientação, onde líderes experientes compartilham seus conhecimentos e experiências com os menos experientes.

Ainda segundo a pesquisa, uma boa orientação é desenvolver programas que ensinem aos líderes como cultivar a humildade e aplicá-la em seu dia a dia. Assim, eles criam um ambiente onde os colaboradores se sentem seguros para compartilhar ideias e correr riscos, impulsionando a inovação e a criatividade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.