Será que faz mal ingerir líquidos durante as refeições? Confira!
Muitos têm o costume de beber enquanto comem, mas será que tal ação traz malefícios à saúde? Veja agora!
Fazer o consumo de bebidas enquanto se come é mais um costume do que uma necessidade do nosso corpo. Ademais, existem outros hábitos fundamentais que ajudam melhor no processo da digestão, e um deles é a mastigação lenta, o que poucos acabam fazendo. Sendo assim, confira se faz mal ingerir líquidos durante as refeições. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Conheça o chá de casca de laranja que pode trazer inúmeros benefícios à saúde
Além de contribuir para a dilatação do estômago, o cérebro interpreta que existe um volume muito maior de alimento sendo ingerido. Uma vez que o líquido é rapidamente absorvido pelo organismo, fazendo com que você sinta fome pouco tempo depois de já ter comido, esse hábito provoca uma irregularidade na sensação de saciedade, fazendo com que você coma mais do que o necessário.
Afinal, fazer a ingestão de líquidos durante refeições é ruim?
De acordo com especialistas, o problema não é apenas o ato de beber enquanto come, mas também o quanto bebemos durante a refeição. Assim, recomenda-se ter moderação na quantidade ingerida. Além disso, se a pessoa bebe algum líquido por hábito, o ideal é sempre optar por água.
Assim, se o consumo do suco ou refrigerante for em quantidade moderada, bem como o alimento, o estômago não irá dilatar tanto e o organismo poderá desempenhar suas funções de forma correta, desde a regulação da saciedade até a absorção dos nutrientes necessários.
O que não é recomendável beber durante o consumo de alimentos?
Durante esses momentos, o ideal é evitar a ingestão de refrigerantes e sucos ultraprocessados, já que são compostos que levam muito açúcar em sua composição.
Além disso, os sucos naturais de frutas tem uma melhor aceitação do organismo, basta consumir com moderação sem ou com pouco açúcar. Ademais, sentir sede durante as refeições pode indicar uma exacerbada quantidade de sal nos alimentos, o que, a longo prazo, pode ser prejudicial à saúde.
Comentários estão fechados.