Fechar apps em segundo plano economiza bateria? Apple responde
Dados são divulgados pela empresa desde 2016 e, ainda assim, muita gente ainda mantém esse hábito.
Os usuários do iPhone têm o hábito de fechar aplicativos que não estão em uso para economizar bateria. Mas será que isso é mesmo efetivo?
A Apple, empresa responsável pelo iPhone, informa que fechar aplicativos não garante um menor consumo de bateria. Inclusive, a empresa enfatiza que não há nenhum tipo de relação entre as duas coisas.
Ainda de acordo com a empresa, a única recomendação para fechar aplicativos no celular da marca é quando eles não funcionam. Nesse caso, o encerramento ajuda a reiniciar o programa e evita novos erros.
Por que o iPhone não gasta bateria com app aberto?
Os aplicativos abertos em segundo plano no iPhone têm o consumo bloqueado de memória RAM. Por isso, não afetam em nada o desempenho do seu celular.
Essa ‘mania’ se justifica pelo hábito que vem dos computadores convencionais, nos quais é comum desligar programas que não estão em uso naquele momento. Neles, de fato há um consumo maior de memória, o que torna o equipamento mais lento.
Desde 2016, a Apple tenta deixar claro para o consumidor que os aplicativos não possuem esse poder de consumir mais que o esperado, como ocorre nos PCs.
Exceção à regra
Como os celulares iPhone suspendem o funcionamento dos apps em segundo plano, não há a necessidade de encerrá-los quando não estiver usando. Exceto se for programas de música.
Aplicativos como YouTube, Spotify e Apple Music costumam consumir mais bateria, mesmo em segundo plano.
Comentários estão fechados.