Os principais erros que geram suspensão da CNH e como evitá-los
A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação pode chegar a durar dois anos e exige que o motorista refaça o curso de habilitação.
Dirigir é muito mais do que um hobby atualmente, especialmente para aqueles que usam o veículo para trabalhar. De qualquer forma, ter a permissão de conduzir um veículo é uma verdadeira necessidade, mas também uma grande responsabilidade. Por isso, confira os principais motivos para suspensão da CNH e como impedir que isso aconteça com você.
Leia Mais: Renovação de CNH de forma prática: saiba como fazer pela internet
Cuidados para não perder a carteira
O tempo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação variará de acordo com a infração ou infrações que o motorista cometeu. No máximo, ela pode chegar até 24 meses, ou seja, dois anos. Ademais, existem muitos trâmites legais e burocráticos que o motorista precisará enfrentar após o período do bloqueio. Um exemplo disso é o curso de reciclagem em habilitação, que é bastante semelhante ao curso para um motorista inicial. Sem falar que isso incluirá muitos gastos ao condutor, que talvez também precise pagar multas para além do bloqueio.
No geral, a interrupção dos direitos como motorista surge após uma abordagem policial que verifica inconformidades no veículo ou na condição do condutor. Veja agora os principais erros que levam muitos motoristas a ter a CNH suspensa:
- Dirigir sob influência de álcool ou qualquer outra substância alucinógena;
- Recusar fazer o teste do bafômetro;
- Não prestar socorro à vítima em casos de acidentes;
- Praticar rachas e demais práticas perigosas na condução de um veículo, como empinar moto.
O que fazer se a carteira for suspensa?
A depender do tipo de flagrante, pode ser que não haja o que possa ser feito para reverter a condenação. Por isso, é muito importante focar mais nos métodos de prevenção, principalmente para conservar a vida. No mais, após o flagrante, o motorista terá que entrar com recursos na justiça que consigam reverter o bloqueio. Inclusive, esses recursos podem contestar a versão do flagrante e diminuir o tempo de bloqueio e multa nos casos em que não seja possível fugir da punição.
De qualquer forma, o bloqueio deverá ser obedecido pelo motorista. Até porque se houver um novo flagrante do mesmo que tem a carteira suspensa, serão maiores as possibilidades de abertura de julgamento e penalidades mais intensas.
Comentários estão fechados.