Saiba se o dia 15 de novembro é feriado nacional ou apenas ponto facultativo
A proclamação da república é uma data muito importante para todo o Brasil, mas será que 15 de novembro é feriado nacional? Preparamos esse artigo para que você saiba se precisará ou não trabalhar.
A proclamação da república foi um marco histórico para o Brasil, afinal, ela caracteriza o dia em que o território deixou de ser baseado no regime monárquico e tornou-se uma república. A data 15 de novembro é marcada por esse fato e é celebrada todos os anos pelos brasileiros.
Mas será que esse fato tão importante tornou-se um feriado nacional? Preparamos esse artigo para que você saiba se precisará ou não ir trabalhar no dia 15 de novembro.
Leia mais: Programe a sua viagem: veja os 10 feriados já confirmados para 2023
15 de novembro: ponto facultativo ou feriado?
Se você está preocupado (a), pode ficar tranquilo (a), pois o dia 15 de novembro é um feriado nacional! O mês de novembro inclusive possui dois feriados nacionais, sendo dia 2 com o “dia de finados” e o dia 15 sendo a proclamação da república.
Mas se o seu chefe disser que você precisa trabalhar, você sabe quais são os seus direitos?
Os feriados nacionais fazem jus ao nome “nacional” e são válidos para todos os brasileiros. Dessa forma, caso o seu chefe diga que você precisa trabalhar, você automaticamente ganha o direito de dobrar o pagamento das horas extras ou negociar com o mesmo, para que ele possa te dar uma folga em algum outro dia de trabalho normal.
É importante saber sobre quais feriados são nacionais e quais são pontos facultativos, pois no caso dos pontos facultativos, caso você deixe de ir trabalhar, poderá ter o seu ponto cortado e, consequentemente, ter algum desconto na sua folha de pagamento.
Portanto, caso deseje folgar em algum ponto facultativo, busque negociar com o seu empregador ou líder direto, para que você possa pagar em algum outro dia através de horas extras e evite receber algum corte no ponto ou até mesmo, como dito anteriormente, desconto na folha de pagamento por falta injustificada.
Comentários estão fechados.