Ferramenta gratuita do Google lança ofensiva contra dark web
Funcionalidade fica disponível a partir do final de julho deste ano e vai avisar em casos de irregularidades.
A dark web, ambiente anônimo de navegação, onde os sites não ficam indexados, só é possível ser acessada por meio de determinados mecanismos secretos.
Na prática, ela serve para cometer irregularidades e o uso indevido dos dados de outros usuários. Mas o Google tem ferramentas para detectar tais problemas.
Uma delas é o Google One, antes exclusivo aos assinantes da plataforma de mesmo nome. Agora, para minimizar o risco de fraudes e vazamento indevido de informações, a empresa liberou para os demais usuários de forma gratuita a partir do final de julho deste ano.
A função relatório dark web ficará disponível para todos, que podem conferir se foram vítimas de alguma irregularidade em tempo real.
Como funciona o Google One?
A funcionalidade da Google One vai aparecer na aba de privacidade dos usuários do sistema, incorporada às demais opções.
Assim, seguirá o mesmo funcionamento de quando era exclusiva para os assinantes, ou seja, a tecnologia vai vasculhar se os dados foram vazados e utilizados de forma indevida.
Inicialmente, o Google One verifica o e-mail pessoal e avisa se há alguma irregularidade. No entanto, é possível configurar opções adicionais, em que seu nome, e-mail, endereço pessoal e até números do telefone sejam devidamente monitorados. Logo, isso proporciona mais segurança ao usuário de internet.
Após identificar possíveis irregularidades, o Google envia um sinal de alerta, normalmente pelo e-mail, e avisa sobre o uso indevido dos dados.
Além disso, aponta a origem do vazamento, quando aconteceu e a maneira de garantir mais exatidão das informações.
Assim, o usuário recebe uma sugestão do que fazer para resolver o problema e, consequentemente, volta a ter os seus dados devidamente protegidos.
O que é encontrado na dark web?
Por ser um sistema oculto de sites, a dark web proporciona diversos atos ilícitos, como tráfico de drogas, compra de produtos contrabandeados, remédios proibidos e até fotos de p3dofili@. Portanto, a ação do Google One neste caso também visa coibir a criminalidade virtual.
Desde o início da internet, os chamados crimes virtuais aumentaram e criaram insegurança para os usuários. Atualmente, através de mecanismos de verificação, é possível reduzir esses riscos.
O Google One segue com os serviços pagos para outras funções, com valores a partir de R$ 7,99 por mês. Para a versão IA Premium, o valor da mensalidade chega aos R$ 96,99.
Comentários estão fechados.