Ferramentas gratuitas para aumentar o rendimento de trabalhos em grupo

Para tentar facilitar esse processo, você pode contar com o auxílio de algumas ferramentas gratuitas que serão apresentadas a seguir.

Saber trabalhar em grupo é essencial para que todos tenham um bom rendimento. É claro que lidar com pessoas é sempre um grande desafio, mas as dificuldades não param por aí. Também está envolvida no processo a capacidade de organização, visto que dificilmente os objetivos do trabalho serão atingidos caso estejam dispersos em meio às tarefas propostas.

Quando existe trabalho em equipe, todos os envolvidos precisam conciliar agendas e dividir atividades específicas. Essa responsabilidade individual só será possível caso algumas práticas sejam adotas de maneira justa e consciente. Independente de ser um estudante, chefe ou funcionário de uma empresa, é preciso que adote uma postura disciplinar e mantenha a ordem do começo ao fim.Trabalho em Grupo

Para tentar facilitar esse processo, você pode contar com o auxílio de algumas ferramentas que serão apresentadas a seguir. Atualmente elas são utilizadas por diversos profissionais que almejam aumentar o seu desempenho e estimular o trabalho em grupo. Outra boa notícia é que elas são gratuitas e podem fazer parte da rotina de todos que compõem a sua equipe. Confira abaixo:

1 – Dropbox

Essa ferramenta permite que sejam armazenados diversos arquivos, como imagens, vídeos, documentos em Word, entre outros.  Além disso, você pode sincronizá-los entre diversos computadores, gadgets e também na web. Todos os arquivos postados na sua conta do Dropbox podem ser acessados em qualquer lugar que tenha acesso a internet. Para utilizá-lo é muito simples, basta acessar a página principal e fazer o seu cadastro. Logo em seguida já poderá fazer uso dos seus benefícios e compartilhar com os seus colegas.

2 – Meeting Wizard

Essa ferramenta é essencial para que todos os integrantes do seu grupo sejam capazes de conciliar suas agendas de forma democrática. Ela permite que você acrescente todos os endereços de e-mail das pessoas que compõem o seu grupo e depois gera uma lista de horários para possíveis reuniões. Após o envio do e-mail, cada um dos membros vai escolher o melhor horário e em seguida será gerado um relatório com as respostas. A partir dela, selecione o horário mais votado pelos colegas e comunique-os sobre o próximo encontro.

3 – Yahoo! Calendar

Outra sugestão para aumentar o rendimento do seu grupo, é utilizar como aliada a ferramenta Yahoo! Calendar. Uma das suas principais características é a afinidade com a rotina dos estudantes. Para que você tenha acesso a essa ferramenta, basta ter uma conta de e-mail no Yahoo! Com isso, você poderá montar um calendário e enviá-lo tanto para si mesmo quanto para todos os participantes do seu grupo. Isso pode ser feito por meio de IMs (programa de mensagens do próprio Yahoo!), ou também por mensagens de texto, no formado de lembretes.

4 – Google Docs

Outra sugestão para que os seus colegas de trabalho se mantenham constantemente interagidos é o Google Docs. Essa ferramenta permite o processamento de texto, planilhas, apresentações, e folhas de cálculos baseado na web. A vantagem é que os seus utilizadores podem visualizar, criar e modificar um arquivo do grupo em tempo real, sendo que todas as mudanças feitas são relatadas pela ferramenta. Ela propicia mobilidade para trabalhar com diversas informações e documentos, além de colaborar no processo de construção coletiva.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.