Fertilizante de pregos enferrujados: a SALVAÇÃO para suas plantas

De vez em quando, suas plantas podem estar precisando de um incentivo em nutrientes e minerais — e um prego enferrujado pode te salvar! Entenda.

A tecnologia e os estudos avançaram e a busca por formas mais sustentáveis e ecológicas é incessante. Com isso em mente, entusiastas da jardinagem surgiram com mais uma maneira de fertilizar naturalmente as plantas.

De acordo com experimentos recentes, é possível aplicar pregos enferrujados para fertilizar diversas espécies de plantas. Essa abordagem está ganhando destaque por se aproveitar de resíduos da própria casa para garantir a saúde do jardim.

Mas isso acontece porque a oxidação do ferro causa a ferrugem, que é, surpreendentemente, rica em nutrientes essenciais para a saúde e manutenção do solo.

Por isso, se deseja testar essa técnica, continue a leitura que te explicaremos como criar o seu fertilizante natural.

Aprenda a fazer o fertilizante de prego enferrujado

(Imagem: Wirestock/Freepik/Reprodução)

Você pode buscar pelos pregos enferrujados na sua casa, mas também é possível passar em ferros velhos, por exemplo, ou lojas de sucata. Porém, caso encontre em sua residência, fica ainda mais fácil.

Depois disso, é preciso retirar o excesso de ferrugem dos itens. Para realizar essa limpeza, uma escova de cerdas duras pode ajudar.

Em seguida, coloque os pregos em um balde com água e os esqueça por alguns dias. Isso vai liberar a oxidação na água, formando o seu fertilizante natural.

Para utilizá-lo em suas plantas, você pode dividir a solução em uma proporção 1:5. Após isso, é só aplicar a mistura no solo do seu jardim, mas nunca diretamente no corpo das plantas.

Por que os pregos enferrujados podem ser tão nutritivos para plantas?

O ferro disponibilizado após esse processo pode ser muito útil para a saúde das plantas — isso porque contribui para a formação de clorofila e para o transporte de oxigênio entre as células delas.

No entanto, embora seja uma ótima ideia de fertilização, é importante entender se este fertilizante natural pode ser usado nas plantas que você tem em casa. Consulte um jardineiro com experiência antes de administrar a mistura no solo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.