FGTS: aprenda outras formas de usar o saldo dos trabalhadores
O acesso ao saldo do FGTS só é possível em situações específicas. Separamos três delas para te ajudar. Veja quais são as formas de acesso.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dinheiro depositado todos os meses aos que trabalham de carteira assinada no Brasil. Funciona como uma espécie de poupança, já que o trabalhador não pode sacar quando bem entender.
Leia mais: Salário Mínimo de Portugal: Veja os valores atualizados e conheça o custo de vida do país
O que muita gente desconhece são as razões pelas quais o benefício pode ser sacado. Tem quem pense que o acesso ao dinheiro é só em casos de demissão ou em casos de uso para a compra da casa própria. Mas, saiba que o uso do FGTS vai muito além disso.
Como usar o saldo do FGTS
O uso do saldo do FGTS só é possível em situações bem específicas. Então, se você está passando por um momento de aperto financeiro, veja se você se encaixa em alguma das possibilidades de saque.
Dessa forma, o FGTS pode ser liberado para três grupos. Sendo para financiamentos habitacionais, que o valor pode ser abatido do FGTS. Ou também aposentados que podem ter acesso ao valor total acumulado nos anos de trabalho.
Outra opção também é em caso de trabalhadores que estejam com doenças graves. São três grandes situações que permitem usar o saldo do FGTS.
Antes de tudo, veja o saldo que você tem disponível no FGTS. Por meio do aplicativo é possível ver todos os saldos, tanto das contas ativas quanto das inativas. Para sacar o dinheiro é só ir até uma agência da Caixa com documentos pessoais.
Se a sua intenção for usar o FGTS para o financiamento da casa própria é necessário ter pelo menos três anos seguidos de carteira assinada. Também não pode existir nenhum outro financiamento habitacional. E nem ser dono de imóvel na cidade onde mora.
Além disso, nos casos de aposentadoria, o saque do valor disponível no FGTS pode ser integral. O pedido do saldo também pode ser feito direto pelo aplicativo ou em qualquer agência da Caixa.
Por último, quem tem algum problema grave de saúde pode pedir o saque do FGTS apresentando um laudo médico que comprove a situação.
Comentários estão fechados.