FGTS extraordinário: O que é e quem poderá sacar ainda este mês?

Governo Federal liberou um saque extra no valor de até R$ 1 mil por trabalhador em 2022. Entenda agora os detalhes do pagamento.

A criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve como objetivo amparar trabalhadores demitidos sem justa causa. Porém, recentemente, foi liberado o chamado saque extraordinário do FGTS para aqueles que desejam receber uma parte do fundo mesmo sem a demissão. E os pagamentos de 2022 já começaram. Veja agora a programação dos depósitos de maio.

Leia mais: Auxílio Brasil dará ‘bônus’ para aqueles que conseguirem emprego

FGTS extraordinário

Independente do saldo disponível nas contas do FGTS, só será possível sacar R$ 1 mil. Todos os trabalhadores brasileiros que têm saldo no fundo podem realizar o saque. O valor será depositado na poupança digital do Caixa Tem e, caso o beneficiário não a possua, a Caixa fará a abertura da conta automaticamente.

Cronograma de pagamento para o mês de maio

O pagamento do FGTS extraordinário teve início no dia 20 de abril. A última rodada ocorreu no sábado, dia 21 de maio, contemplando os nascidos no mês de julho. Confira abaixo os pagamentos que serão realizados ainda neste mês.

  • 25 de maio – saque para os nascidos em agosto;
  • 28 de maio – saque para os nascidos em setembro.

No total, cerca de 42 milhões de trabalhadores brasileiros poderão sacar o FGTS extraordinário. Quanto à consulta ao saldo, ela já pode ser feita pelos seguintes canais: site da Caixa, aplicativo FGTS e agências da Caixa Econômica Federal.

Como utilizar o saldo?

É possível utilizar o saldo para pagar boletos ou o cartão de débito virtual para pagamentos e compras, tudo isso pelo app Caixa Tem. Além disso, o valor pode ser transferido para outras contas através do Pix. Também é possível sacar o FGTS extraordinário nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas.

Todos os trabalhadores precisam sacar o FGTS extraordinário?

Nem todos precisam sacar a quantia. É possível indicar que não deseja receber o FGTS extraordinário de forma online, através do Aplicativo FGTS, ou de forma presencial, em uma das agências da Caixa Econômica.

Ademais, após a realização do crédito em Conta Poupança Social Digital, também é possível solicitar o desfazimento do crédito automático pelos mesmos canais de atendimento, neste caso, até o dia 10 de novembro de 2022.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More