FGTS extraordinário: O que é e quem poderá sacar ainda este mês?

Governo Federal liberou um saque extra no valor de até R$ 1 mil por trabalhador em 2022. Entenda agora os detalhes do pagamento.

A criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve como objetivo amparar trabalhadores demitidos sem justa causa. Porém, recentemente, foi liberado o chamado saque extraordinário do FGTS para aqueles que desejam receber uma parte do fundo mesmo sem a demissão. E os pagamentos de 2022 já começaram. Veja agora a programação dos depósitos de maio.

Leia mais: Auxílio Brasil dará ‘bônus’ para aqueles que conseguirem emprego

FGTS extraordinário

Independente do saldo disponível nas contas do FGTS, só será possível sacar R$ 1 mil. Todos os trabalhadores brasileiros que têm saldo no fundo podem realizar o saque. O valor será depositado na poupança digital do Caixa Tem e, caso o beneficiário não a possua, a Caixa fará a abertura da conta automaticamente.

Cronograma de pagamento para o mês de maio

O pagamento do FGTS extraordinário teve início no dia 20 de abril. A última rodada ocorreu no sábado, dia 21 de maio, contemplando os nascidos no mês de julho. Confira abaixo os pagamentos que serão realizados ainda neste mês.

  • 25 de maio – saque para os nascidos em agosto;
  • 28 de maio – saque para os nascidos em setembro.

No total, cerca de 42 milhões de trabalhadores brasileiros poderão sacar o FGTS extraordinário. Quanto à consulta ao saldo, ela já pode ser feita pelos seguintes canais: site da Caixa, aplicativo FGTS e agências da Caixa Econômica Federal.

Como utilizar o saldo?

É possível utilizar o saldo para pagar boletos ou o cartão de débito virtual para pagamentos e compras, tudo isso pelo app Caixa Tem. Além disso, o valor pode ser transferido para outras contas através do Pix. Também é possível sacar o FGTS extraordinário nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas.

Todos os trabalhadores precisam sacar o FGTS extraordinário?

Nem todos precisam sacar a quantia. É possível indicar que não deseja receber o FGTS extraordinário de forma online, através do Aplicativo FGTS, ou de forma presencial, em uma das agências da Caixa Econômica.

Ademais, após a realização do crédito em Conta Poupança Social Digital, também é possível solicitar o desfazimento do crédito automático pelos mesmos canais de atendimento, neste caso, até o dia 10 de novembro de 2022.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.