Ficar muito tempo sentado é um hábito que pode acabar com a sua saúde
1 hora de atividade física no dia pode fazer toda a diferença na sua saúde. Saiba mais detalhes.
Se você trabalha em casa ou em um escritório, provavelmente sabe muito bem como é ficar parado por várias horas consecutivas. Se esta é sua rotina, você provavelmente sente dor e rigidez no corpo ao longo do dia. Além disso, estudos sugerem que ficar muito tempo sentado faz mal.
Para falar mais sobre isso, separamos o conteúdo deste artigo que você deve ler na íntegra para saber todas as complicações de passar tanto tempo nessa posição.
Leia mais: Novo procedimento será incluso na cobertura dos planos de saúde; saiba mais
Estudos comprovam que ficar muito tempo sentado faz mal
Em um relatório publicado em junho de 2022 pela JAMA Cardiology, foi revelado que ficar sentado por muito tempo afeta pessoas em diferentes partes do mundo. Embora este estudo seja um dos maiores já publicados sobre o assunto, não é o primeiro a revelar a difícil verdade sobre o que um estilo de vida sedentário pode fazer com a saúde.
Prejuízos de ficar sentado por muitas horas
Este estudo e outros que foram publicados na última década sobre o assunto descobriram que ficar sentado por longos períodos de tempo diariamente e sem pausas pode envelhecer o corpo rapidamente de várias maneiras. Veja a seguir uma lista com alguns prejuízos:
- Maior risco de desenvolver doenças crônicas;
- Relaciona-se com o aumento de peso;
- Pode causar problemas de fertilidade masculina;
- Não é nada bom para a coluna vertebral;
- É prejudicial à circulação;
- Causa o envelhecimento precoce das células.
Estudo sobre o caso
Nos últimos anos, trabalhar em casa tornou-se muito mais comum, o que resultou em um aumento no número de pessoas que passam horas por dia sentadas em seus sofás ou mesas. Infelizmente, isso pode estar colocando em risco a saúde de certas populações. O estudo JAMA Cardiology descobriu que todas as populações examinadas se apoiavam e confirmavam a ideia de que passar mais tempo sentado significava um risco maior de complicações de saúde.
De acordo com um artigo da ScienceAlert sobre o estudo JAMA Cardiology, passar mais de seis horas por dia sentado aumenta o risco relativo de doenças cardiovasculares e morte prematura (12-13%, com potencial para chegar a 20%) quando comparado a pessoas que gastam menos de quatro horas por dia sentado.
Tenha mais movimento na sua rotina
Embora muitos de nós passemos várias horas por dia sentados devido ao nosso trabalho, estudos mostram que até mesmo adicionar apenas uma hora de movimento por dia pode ter efeitos positivos. Confira algumas das atividades que você pode fazer:
- Caminhada;
- Passeio de bicicleta;
- 45 min de musculação (muito importante);
- Aulas de yoga.
Comentários estão fechados.