FIES: confira tudo que precisa saber se estiver com dívidas

O FIES é a forma que muitos estudantes conseguem se manter numa universidade particular. Veja dicas se você está em dívida com o fundo.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), é a forma que muitos estudantes conseguem se manter nas universidades. É um apoio financeiro para quem sonha em conquistar a formação superior.

Leia mais: Novo projeto é aprovado para ser aplicado nas escolas: Educação Financeira

O FIES é um programa do governo federal. Por meio do fundo os estudantes conseguem financiar os estudos nas universidades particulares do Brasil. O valor só é pago ao final do curso, quando os estudantes já têm a possibilidade de trabalhar para pagar pela universidade.

Dívida com o FIES

Em um momento de tantas dificuldades financeiras para os brasileiros, com o cenário de inflação alta e desemprego, a preocupação de muitos estudantes é quanto à oportunidade de trabalho para pagar a dívida com o FIES.

Quando isso acontece, além de precisar dos recursos para se manter, os estudantes que contaram com o FIES para se formarem têm mais um grande compromisso financeiro.

Por não conseguir pagar a dívida, os estudantes ficam inadimplentes. Por isso separamos algumas dicas para você saber o que fazer nessas situações em que não consegue arcar com o pagamento do FIES.

Os estudantes podem ficar com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Além disso, nesses casos de débitos com o FIES, as dívidas só prescrevem após 12 anos.

Além disso, o CPF dos estudantes fica marcado como mau pagador, criando várias restrições ao acesso ao crédito. O que pode até mesmo prejudicar o início da vida profissional. Por isso quitar a dívida é tão importante.

O que muita gente não sabe é que o governo federal pode arcar com até 90% das dívidas dos estudantes. É por meio do fundo garantidor, que pode ser usado por quem não conseguir pagar a dívida.

O fundo pode ser usado depois de 360 dias de inadimplência. Assim, o fundo cobre o que estava previsto no contrato. Nesses casos é importante contar com o auxílio de um advogado.

Outra forma de resolver a dívida com o FIES é renegociando as dívidas com a Caixa Econômica, pelo SisFie. Ou também junto ao Banco do Brasil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.