FIFA apresenta a evolução do VAR nas marcações de impedimento
O campeonato de futebol Mundial de Clubes da Fifa, na sua última edição, trouxe uma novidade para o mundo da tecnologia no esporte. Confira!
O campeonato de futebol Mundial de Clubes da Fifa, na sua última edição, trouxe uma novidade para o mundo da tecnologia no esporte: os impedimentos marcados serão captados por um sistema com representação 3D que trará maior assertividade.
A tecnologia funciona de forma semiautomática e já foi utilizada no campeonato da Copa Árabe, em novembro do último ano. Seu funcionamento é realizado graças a um sistema de câmeras instaladas nos tetos dos estádios que fazem a identificação dos jogadores e da bola em diversos ângulos. Assim, trata-se de uma evolução do VAR. Essa tecnologia foi utilizada na semifinal do mundial para anular um gol irregular do Al-Ahly sobre o Palmeiras.
“Os árbitros e os árbitros assistentes ainda são responsáveis pela decisão no campo de jogo. A tecnologia só lhes dá suporte valioso para tomar decisões mais precisas e rápidas, principalmente quando o incidente de impedimento é muito apertado e muito difícil”, explicou Pierluigi Colina, presidente da Comissão de Arbitragem da FIFA.
A entidade máxima do futebol explicou ainda sobre o procedimento, destacando que o sistema será composto por dez câmeras instaladas no estádio para fazer o rastreamento de 18 pontos do campo e fornecer a posição dos jogadores em campo. O objetivo é que o número de pontos seja aumentado de 18 para 29 por jogador no período da Copa do Mundo, que será realizada no final de 2022, no Qatar. Como o processo é realizado em tempo real, isso trará uma tomada de decisão mais veloz.
Comentários estão fechados.