Para Você Se Inspirar: 5 Filmes Sobre Empreendedorismo

Empreender é um desafio que requer foco, perseverança e inspiração. Os filmes são uma boa alternativa para servir de referência e estímulo aos futuros empreendedores.

0

Empreender é um dos sonhos de muita gente. Porém, é preciso ter foco e perseverança, já que se trata de um cenário altamente competitivo.

Refere-se a um processo que trabalha com a identificação e criação de oportunidades, inspiração, renovação e liderança de processo.

Dentro dessa perspectiva, toda referência é bem-vinda para servir de inspiração e orientação. Os filmes com essa temática por exemplo são uma boa alternativa, uma vez que estes dispõe de exemplos de histórias, sendo reais ou fictícias, com reflexões do mundo do empreendedorismo, capazes de nortear ou dar uma base a alguma ideia.

Veja tambémCIEE abre cursos online gratuitos de Gramática e Empreendedorismo
Curso Grátis de empreendedorismo oferecido pela UNICAMP

Por isso, separamos uma lista com os melhores filmes de empreendedorismo para servir de referência e estímulo para suas ideias!

1- Walt Antes do Mickey

Sinopse “Walt Antes do Mickey”:

Walter Elias Disney antes do sucesso. A difícil trajetória do empreendedor até conseguir criar seu primeiro grande sucesso: o Mickey Mouse.

  • O empresário contou com a ajuda de sua família, amigos e de sua criatividade para erguer seu império. Com muitos erros e aprendizados foi possível alcançar seu grandioso sonho.

2-Fome de Poder

Sinopse “Fome de Poder”:

A história da ascensão do McDonald’s. Após receber uma demanda sem precedentes e notar uma movimentação de consumidores fora do normal, o vendedor de Illinois Ray Kroc adquire uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da rede, transforma a marca em um gigantesco império alimentício.

  • Cautela. Essa é a característica que todo o empresário deve ter ao negociar com outra pessoa para que não caia em nenhuma cilada. Este é o principal ensinamento da obra.

3-À Procura da Felicidade

Sinopse “À procura da Felicidade”:

Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e seu filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

  • O filme aborda muito sobre a questão da persistência. Embora tivesse aceito o emprego que não pagava salário inicialmente, o protagonista mostra a necessidadede persistirmos e trabalharmos duro para conseguir determinadas metas.

4-O Jogo da Imitação

Sinopse “Jogo da Imitação”:

Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que criptógrafos acreditavam ser inquebrável. A equipe de Turing, incluindo Joan Clarke, analisa as mensagens de “Enigma”, enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade, e a vida dele vira um pesadelo.

  • O filme trata muito sobre liderança. Turing tinha muita dificuldade para lidar com pessoas, mas isso não foi um impecilho para que ele conseguisse desenvolver sua tecnologia, a qual hoje é conhecida como “máquina de Turing”.

5-A Rede Social

Sinopse “Rede Social”:

Em 2003, o estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global, o Facebook. Seis anos mais tarde, ele é um dos bilionários mais jovens do planeta. Mas seu sucesso sem precedentes traz complicações legais e pessoais.

  • A obra relata muito sobre o perfeccionismo do protagonista pela melhoria do seu produto a partir de uma métrica central, além de abordar a questão de perigo da relação entre sócios e investidores.

Pois bem, o mundo dos negócios é realmente um desafio como trata os filmes. Fracassos e erros são comuns e é uma das formas para se progredir, mas com empenho, persistência e sabedoria é possível alcançar o sucesso!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.