Filtro de barro: revelações que vão mudar sua visão
A “mágica” do filtro de barro não está apenas no seu uso puro e simples, mas também na sua correta manutenção.
Em muitas casas brasileiras ainda é comum encontrar o tradicional filtro de barro, que era a opção mais viável para ter água potável de qualidade antes do surgimento dos modernos filtros elétricos e dispensers de água.
E quando falamos do uso de filtros de barro não estamos falando apenas de cultura, mas também de uma tecnologia que funciona de verdade.
De acordo com especialistas, essa opção “arcaica” de fato limpa a água e é até uma opção mais saudável em relação ao uso de produtos químicos e métodos que contaminam a água no processo de purificação.
Porém, se você tem um filtro de barro em casa sabe que é necessário mantê-lo limpo para que ele funcione corretamente. Dessa forma, é interessante estar por dentro de boas práticas de limpeza desse valioso instrumento.
Limpando corretamente o seu filtro de barro
(Imagem: divulgação)
Antes de qualquer coisa, é importante frisar que na limpeza da parte interna de filtros de barro não se deve usar detergentes, água sanitária, desinfetantes e outros produtos de limpeza. Eles podem contaminar a água que fica armazenada no filtro!
Além disso, o uso de esponjas e escovas de aço também está vetado. Isso porque elas podem danificar as estruturas do filtro e deixar detritos que posteriormente podem ser ingeridos por quem for consumir a água do filtro.
Em vez desses produtos, utilize apenas flanelas molhadas e água corrente para expulsar as impurezas que ficam depositadas dentro do filtro.
No mais, a parte externa do filtro fica livre para ser limpa como o dono preferir. De qualquer forma, o ideal é utilizar uma esponja com algum produto desengordurante e uma flanela úmida para remover as impurezas.
Cuidado com a vela do filtro!
O segredo de um bom filtro de barro é a sua vela, o instrumento que capta as impurezas mais finas e até imperceptíveis que ficam na água. Por esse motivo, é necessário manter esse item perfeitamente limpo por todo tempo.
Periodicamente, pelo menos a cada 8 dias, abra o seu filtro e remova a vela de dentro dele. Lembre-se de fazer isso apenas quando o filtro estiver vazio.
Com a vela em mãos, lave-a com água corrente removendo todas as impurezas contidas nela. Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto químico.
Por fim, deixe a vela secando naturalmente, sem o uso de nenhum tipo de tecido. Assim que a vela estiver enxuta, coloque-a no filtro novamente e retome seu uso.
Seguindo essas dicas, seu filtro de barro continuará sendo uma preciosidade!
Comentários estão fechados.