Pagamentos com cartão de crédito estão com os dias contados?
Se o dinheiro é cada vez mais incomum, o pagamento com cartão de crédito também pode estar com os dias contados.
Os cartões de crédito são um dos meios de pagamento mais populares da última década. Isso porque reduz a quantidade de dinheiro na mão das pessoas, é prático e pode ser usado em qualquer lugar. Mas, com o avanço das mudanças tecnológicas, já é possível falar no fim do cartão de crédito?
Cartão de crédito físico perde espaço para cartões virtuais
Nos últimos anos, os brasileiros puderam assistir ao nascimento de várias fintechs, empresas voltadas ao mercado financeiro com forte uso da tecnologia, responsáveis por revolucionar o gerenciamento de dinheiro e o acesso ao crédito.
Porém, se no início as fintechs voltavam a sua atenção para o crédito através de cartões físicos, hoje a realidade é bem diferente. Cada vez mais são ofertados cartões de créditos virtuais, que podem ser usados para uma transação e excluídos logo em seguida.
Isso porque a intenção dessas empresas é fornecer cada vez mais maior velocidade de transação e segurança para os clientes. Nesse sentido, o fim do cartão de crédito físico já começa a se tornar realidade.
Afinal, além dos cartões virtuais, os pagamentos podem ser feitos usando aproximação e carteiras digitais por meio dos celulares. Dessa maneira, o cartão de crédito físico se torna cada vez menos necessário.
Então, os cartões de crédito vão continuar como um dos principais meios de pagamento dos brasileiros. Porém, a tendência é que as carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e cartões virtuais, roubem o espaço já consolidado dos cartões de crédito físicos.
Previsões para o futuro
Em 2022, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que, em algum momento, o cartão de crédito vai deixar de existir, em virtude do sistema open finance, que agrega todas as informações das pessoas em uma plataforma.
Segundo ele, com todos os dados em um único local, não vai ser preciso fazer uso de vários aplicativos de instituições financeiras, além de ter a opção de pagamento no crédito, débito ou via Pix, que já está sendo utilizado como oferta de crédito.
Comentários estão fechados.