Fim do estresse! 3 dicas para evitar que os gatos arranhem os móveis da sua casa

Com esse tutorial será fácil preservar a harmonia do lar e o bem-estar do seu pet.

Os gatos são companheiros fascinantes que trazem alegria para as vidas de muitos tutores apaixonados. Contudo, eles também possuem comportamentos naturais que podem gerar preocupações, como o hábito de arranhar móveis. Mas por que eles fazem isso? E de que maneira podemos proteger nossos estofados?

Primeiramente, é importante entender que os arranhões nos móveis não são um ato de rebeldia. Pelo contrário, são parte do instinto felino de manter suas garras afiadas e saudáveis. Além disso, os gatos arranham para marcar território, liberando feromônios através de glândulas nas patas.

Por último, esse comportamento funciona como uma forma de exercício e alongamento para o animal. O ato de arranhar alivia o estresse e proporciona conforto, semelhante ao relaxamento que sentimos ao nos alongarmos após um longo dia.

3 dicas para evitar que seu gato arranhe os móveis

Imagem: Shutterstock/Reprodução

1. Ofereça alternativas atrativas

Uma solução prática é disponibilizar arranhadores adequados. Escolha modelos que sejam altos e estáveis para suportar o peso e a força do seu gato. Assim, ele poderá se satisfazer sem recorrer aos móveis da casa.

2. Use repelentes olfativos

Borrifar sprays repelentes nos móveis pode ser uma maneira eficaz de desencorajar arranhões indesejados. O cheiro desagradável faz o felino evitar o local, associando-o a uma experiência negativa.

3. Proteção física dos móveis

Outra tática é proteger os móveis com fita adesiva ou painéis de vinil transparente. A textura da fita adesiva é desagradável para os gatos, enquanto o vinil protege sem alterar a aparência do móvel.

Arranhar móveis é algo natural

Ao aplicar essas estratégias, é importante lembrar que arranhar é natural e saudável para os gatos. Puni-los por isso pode aumentar o estresse e piorar a situação.

Mantenha a paciência e a consistência, e, com o tempo, o comportamento do seu gato será redirecionado para locais apropriados.

Assim, você poderá desfrutar de um ambiente mais tranquilo e protegido, onde tanto você quanto seu gato se sentirão satisfeitos e felizes, sem arranhões indesejados nos móveis.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.