Fim do ‘vácuo’? WhatsApp testa recurso que mostra participantes online em grupos
Função exibe número de participantes online, mas não expõe os perfis.
O WhatsApp, plataforma de mensagens mais utilizada no Brasil, tem testado um recurso inovador que exibe a quantidade de participantes online em um grupo. A descoberta foi feita pelo site WABetaInfo, portal especializado em notícias sobre o aplicativo.
Essa nova funcionalidade promete mudar a dinâmica dos grupos, ao mostrar um contador de membros ativos. No entanto, a função não revela quais usuários estão online ou se estão realmente na tela do grupo no momento.
Com essa atualização, espera-se que a função seja integrada à versão estável do app em breve, embora ainda não haja uma data oficial para o seu lançamento.
A função foi identificada na versão Beta 2.24.25.30 para Android e visa aumentar a interação entre os usuários, sem comprometer a privacidade.
WhatsApp ainda pretende esconder quem está online no grupo – Imagem: reprodução/Deeksha Pahariya/Unsplash
Testes e mais recursos novos no WhatsApp
Por enquanto, este e outros recursos têm passado por testes para verificar a eficiência, segurança e privacidade que conseguem entregar aos usuários.
Privacidade
A nova característica tem suas limitações, pois não vai funcionar para os usuários que configuraram o aplicativo para ocultar seu status online. Essa medida mantém a privacidade como uma prioridade para aqueles que preferem ficar invisíveis.
Funcionalidades para grupos
Além do contador de participantes online, o WhatsApp está em fase de experimentação com outras funcionalidades, como a exibição de quem está digitando em tempo real em grupos e um recurso de transcrição de mensagens de áudio.
Inovações para perfis individuais
A plataforma tem desenvolvido maneiras de combater o spam e melhorar as interações com emojis. Assim, os usuários em breve conseguirão criar rascunhos antes de enviar mensagens, o que vai otimizar bastante a experiência e a eficácia da comunicação.
O que esperar daqui para frente?
Tais novidades demonstram o compromisso do WhatsApp em melhorar a experiência do usuário, ao atender às demandas por mais controle e interatividade.
É esperado que as atualizações sejam lançadas para Android, iOS e versões web em um futuro próximo para aperfeiçoar ainda mais o aplicativo.
Comentários estão fechados.