Finalmente! Concurso Nacional Unificado tem editais liberados nesta quarta-feira (10)
O ‘Enem dos concursos’, que oferece mais de 6,6 mil vagas, era ansiosamente aguardado por milhões de brasileiros.
Aconteceu nesta quarta-feira (10) o lançamento do site oficial e de todos os editais do aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU), também chamado de “Enem dos concursos”.
Esse evento já vinha sendo anunciado há meses, mas para aumentar ainda mais a apreensão dos concurseiros mais atentos os editais só foram lançados à noite e confirmados numa edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU).
As inscrições, que começam no próximo dia 19 de janeiro e ficarão abertas até 9 de fevereiro, devem ser feitas através do site Gov.br, na página específica do CNU. Já as provas estão previstas para o dia 5 de maio.
São mais de 6,6 mil vagas distribuídas para 21 órgãos ligados à administração pública federal como ministérios, autarquias, institutos e outros. As taxas de inscrição variam de R$ 60 a R$ 90, a depender do grau de escolaridade do candidato.
Mais informações sobre o Enem dos concursos
O Concurso Nacional Unificado ficou dividido em oito blocos temáticos, cada um com seu edital, regras e provisionamento de cargos específicos. São eles:
-
Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharia (727 vagas);
-
Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informações (597 vagas);
-
Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas);
-
Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas);
-
Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas);
-
Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação (359 vagas);
-
Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas);
-
Bloco 8: Nível intermediário (692 vagas).
Das 6.640 vagas totais, 5.948 são para nível superior e 692 são direcionadas a candidatos de níveis médio e técnico.
Vale destacar que em todos editais existem informações sobre reservas de vagas (cotas) e um cronograma completo contendo prazos e datas limite, comuns a todos os certames anunciados em conjunto. Além disso, na especificação de cargos e atribuições constam os locais de lotação para cada área.
Ao escolher o seu bloco temático, o candidato poderá fazer uma única prova e concorrer a diversos cargos dentro daquele bloco.
Para tanto, basta seguir o passo a passo indicado no edital do bloco temático escolhido para indicar a preferência por áreas de atuação. Mas claro, o candidato precisa comprovar aptidão e escolaridade para concorrer aos cargos escolhidos.
A banca examinadora escolhida para reger o CNU foi a Cesgranrio, que optou por aplicar as provas em dois horários, manhã e tarde, com 2h30 de duração para cada período.
Pela manhã, serão aplicadas questões de conhecimento geral. À tarde, os candidatos terão que responder perguntas de conhecimento específico. Isso vale tanto para as provas de nível superior quanto para as de nível médio/técnico. Porém, os candidatos de nível médio terão que fazer uma redação junto com a prova de conhecimentos gerais.
Para maiores informações, acesse o site oficial do Concurso Nacional Unificado e/ou examine o edital correspondente ao bloco temático de sua preferência.
* Com informações da EBC – Agência Brasil
Comentários estão fechados.