Fobia Social: Os principais sintomas e como tratar
A longo prazo, a fobia social pode gerar a uma série de dificuldades que envolvem trabalho, estudos e principalmente relacionamentos afetivos.
O que muitas pessoas entendem como uma simples timidez pode ser interpretada como uma situação de fobia social. Nesses casos, existe uma situação bem mais extrema do que uma simples retração, afinal, envolve uma condição mais intensa com mais dificuldade também para superar. Para entender melhor, confira aqui os principais sinais de fobia social.
Leia Mais: Adote 8 hábitos que vão fortalecer e muito a sua saúde mental
Como identificar fobia social?
Muitas pessoas passam muito tempo de suas vidas acreditando que o que sentem é apenas timidez. No entanto, a timidez se diferencia da fobia social por ser mais fácil de relevar em momentos informais. Por outro lado, a fobia social pode ser bem mais agressiva e precisar de tratamentos mais intensos. Confira os sinais:
Cansaço com atividades sociais
Enquanto que muitas pessoas esperam pelos momentos de descontração com amigos, pessoas com fobia social temem esse momento. Afinal, essa pode ser uma hora com muita exposição e capaz de cansar essas pessoas com muita facilidade. Por isso, elas sempre acabam por evitar comemorações ou horas de descontração assim.
Personalidade oculta
Outro fator muito comum em pessoas com fobia social é a tentativa de esconder a sua personalidade. No caso, esse ato não consiste em um momento de má-fé, mas sim de uma necessidade de se esconder por medo de ser julgado.
Além disso, existe aí uma crença de que quando alguém te vê de verdade, então essa pessoa deixará de gostar de você. Entretanto, trata-se de uma armadilha mental que precisa ser combatida enfaticamente.
Constante comparação com os outros
Para uma pessoa com essa fobia, ela será sempre menor, menos interessante ou menos bonita que qualquer pessoa. Isso despertará uma grande demanda por se esconder de ambientes públicos e um grande desejo por desaparecer. Junto a esse sentimento, está a constante autocrítica que na verdade é auto-sabotagem.
Sentimento de solidão
Por fim, precisamos mencionar que, apesar de se afirmarem que se sentem bem sozinhas, pessoas com fobia social convivem com o sentimento de solidão. Portanto, essa é uma condição que realmente incomoda e que precisa de tratamento.
Vale ressaltar que a forma mais eficiente de se combater a fobia social é por meio das psicoterapias. Isso porque a conversa tem efeitos terapêuticos relevantes e a psicologia conta com estratégias poderosas de auto-aceitação.
Comentários estão fechados.