Fofinhos? Nem tanto! 4 mamíferos venenosos para você ficar de olho
Esses animais são pequenos e aparentemente inofensivos, mas é bom ter muito cuidado com eles!
A natureza é repleta de surpresas: desde os ecossistemas mais amplos até os detalhes mais específicos das criaturas que habitam nosso planeta.
E, como sabemos, a rica biodiversidade da Terra se manifesta de maneiras extraordinárias, muitas vezes desafiando nossas expectativas.
Enquanto comumente associamos a venenosidade a répteis e insetos, há também mamíferos que possuem essa característica, apesar de sua aparência fofa e inofensiva.
Esses animais adoráveis à primeira vista guardam o veneno como uma arma de defesa contra predadores, apenas para sobreviver. Inclusive, todos os animais peçonhentos que existem se encaixam nessa premissa.
Nos tópicos a seguir, confira quatro desses mamíferos venenosos e descubra onde vivem, do que se alimentam e como inoculam seu veneno em suas vítimas.
4 mamíferos venenosos: não são inofensivos
1. Musaranho
Imagem: Flipar/Reprodução
O musaranho é um pequeno mamífero encontrado em várias partes do mundo, incluindo África, Ásia e América do Norte.
Apesar de seu tamanho diminuto e da semelhança com ratos, os musaranhos não são tão inofensivos assim; na verdade, possuem glândulas salivares que produzem uma substância venenosa.
Esse veneno é utilizado para imobilizar suas presas, geralmente insetos e pequenos invertebrados, facilitando a alimentação.
2. Lóris
Imagem: Freepik/Reprodução
O lóris, nativo do Sudeste Asiático, é conhecido por sua aparência adorável e olhos grandes. Surpreendentemente, esse animal é um dos poucos primatas venenosos conhecidos.
Pequenas glândulas localizadas nos cotovelos do animal produzem uma toxina que é lambida e combinada com sua saliva.
Esse veneno é usado como defesa contra predadores e até mesmo em disputas territoriais com outros lóris.
3. Almiqui
Imagem: Sandstein/Wikimedia Commons/Reprodução
O almiqui, ou solenodonte, é um mamífero endêmico das ilhas do Caribe, em especial Cuba e Hispaniola, também conhecida como São Domingos.
Este animal tem hábitos noturnos e uma aparência peculiar, semelhante à mistura de várias espécies.
Suas glândulas salivares produzem uma substância venenosa que é injetada através de dentes caninos ocos, semelhante ao que fazem as cobras.
Este veneno é utilizado como mecanismo de defesa contra predadores, tornando o almiqui uma criatura formidável, apesar de seu tamanho moderado.
4. Ornitorrinco
Imagem: Facebook/Bonorong Wildlife Sanctuary/Flipar/Reprodução
O ornitorrinco, encontrado em rios e córregos na Austrália e na Tasmânia, é um dos mamíferos mais extraordinários do mundo.
Apesar de sua aparência única, com bico de pato e corpo de lontra, os machos desta espécie possuem esporões venenosos nas patas traseiras, geralmente utilizados durante a época de acasalamento.
Este veneno não é letal para humanos, mas pode causar dor intensa e inchaço.
Além de ser venenoso, o ornitorrinco é um animal que intriga muitos especialistas no que diz respeito à sua ancestralidade.
Comentários estão fechados.