Formigas nas plantas? Misture 2 ingredientes e não sobrará uma para contar história

Aprenda como usar café e gergelim para afastar as formigas-cabeçudas das suas plantas sem agredir a natureza.

As formigas desempenham um papel intrigante nos ecossistemas vegetais. Elas são frequentemente encontradas nas plantas, onde buscam abrigo, alimento e, em alguns casos, estabelecem simbioses benéficas. Esses insetos sociais interagem de maneira complexa com as plantas, influenciando sua ecologia e fisiologia.

Veja também: 6 hábitos que vão colocar você entre os 1% de pessoas

Enquanto algumas espécies de formigas defendem ativamente as plantas de herbívoros, agindo como protetores, outras podem explorar a vegetação em busca de néctar, secreções açucaradas ou exsudatos florais.

Formigas: amigas ou inimigas das plantas?

No entanto, a presença de formigas nem sempre é benéfica, pois algumas delas podem participar de interações competitivas prejudiciais às plantas.

Então, se você é uma pessoa que ama plantas e tem um jardim ou uma varanda em casa, sabe como é difícil lidar com as formigas-cabeçudas.

Como se livrar das formigas-cabeçudas sem agredir a natureza

Isso porque esses insetos invadem as plantas e causam danos irreparáveis, deixando os amantes da natureza frustrados e tristes. Mas não se desespere, pois existe uma solução simples e ecológica para esse problema.

Receitas caseiras com café e gergelim

Um vídeo que está fazendo sucesso nas redes sociais ensina como usar dois ingredientes que você provavelmente tem na sua cozinha: café e gergelim. O vídeo foi postado pelo canal “Varanda Orgânica” no YouTube, que traz dicas de botânica e cuidados com plantas.

Misturas simples e eficazes para afastar as formigas

O botânico Junior Duk mostra como preparar duas misturas que afastam as formigas das plantas sem usar nenhum tipo de veneno. A primeira mistura é feita com água e borra de café, sem açúcar.

Receita 1: café para afastar as formigas das suas plantas

  • Separe um pouco de borra de café (sem açúcar) e um copo pequeno;
  • Adicione a borra de café em uma vasilha com água (no vídeo Junior usa a metade de uma garrafa pet);
  • Na sequência misture com uma colher de sopa;
  • Aplique a solução onde as formigas-cabeçudas forem encontradas, procure encontrar o ninho/origem de onda elas vêm;
  • A solução pode ser aplicada todos os dias pela manhã.

Receita 2: Gergelim como aliados das plantas e do meio ambiente

A segunda opção é usar o gergelim. Isso porque se você não encontrar a origem das formigas no seu quintal, a outra solução é aplicar o gergelim ao redor das suas plantas, no vaso mesmo, ou até mesmo no trajeto que as formigas-cabeçudas estão fazendo.

Portanto, segundo Junior, o café e o gergelim têm substâncias que as formigas não gostam e que as fazem perder o rastro das plantas. Afinal, esses ingredientes são naturais e não prejudicam o meio ambiente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.